Wednesday 27 August 2008

Faltam 59 dias


Já só faltam 59 dias para a Maratona do Porto. A contagem decrescente avança a um ritmo que me traz à lembrança a forma como costumo encarar as meias maratonas: ao fim do primeiro quilómetro lembro-me que já só faltam mais vinte; ao fim do quinto já estou mais satisfeito, pois só faltam dezasseis, etc...
Com a preparação para a Maratona é um pouco a mesma coisa. Hoje estamos a 59 dias do grande momento, amanhã só estaremos a 58... Para mim, esta forma de pensar faz com que o esforço seja menos difícil de suportar e com que consiga encarar com optimismo aquilo que está para vir.
Desde que comecei a preparação para a Maratona do Porto de forma mais intensa, ou seja, desde o passado dia 1 de Agosto, já levo 20 treinos e mais de 250 Km corridos. A carga de treino, em doses que nunca havia experimentado, está a ser bastante bem aceite pelo corpo. Julgo que o plano que estou a seguir (apresentado no site a Maratona do Porto, da responsabilidade do meu amigo Jorge Teixeira) está bem idealizado e a forma como o estou a interpretar, ou seja, os ritmos que estou a imprimir aos vários tipos de treino, estão a dar bons resultados. Não sei se serão resultados em termos cronométricos, mas isso é, neste caso o menos importante. O que mais interesse nesta situação é que me estou a sentir bastante bem e a ganhar confiança para encarar o desafio da Maratona com crescente optimismo.

Espero que assim continue!

Tuesday 26 August 2008

28 Km

Fiz este último Domingo o meu primeiro treino longo para a Maratona do Porto. Ao todo, foram 28 Km em piso de alcatrão, totalmente plano (o cenário foi o do costume, a marginal entre o Castelo de Vila do Conde e a Póvoa de Varzim).
Fazendo atletismo há muito tempo, esta foi a primeira vez que corri, de uma só vez, mais do que meia maratona (21 Km) seguida. Quer em provas, quer em treinos, a distância da meia maratona era algo familiar e com a qual me sentia confortável, pois tinha como garantido que, com mais ou menos sacrifício, a conseguia fazer. No entanto, certamente por uma questão psicológica, correr mais do que 21 Km seguidos parecia, na minha cabeça, algo muito difícil e que me causaria fortes dificuldades. Pelo menos, era essa a ideia que eu tinha.
Bom, a verdade é que o treino correu muito bem. Fi-lo acompanhado até aos 15 Km, distância a partir da qual segui sozinho por indisponibilidade de tempo do meu parceiro de treinos dominicais.
O tempo final para os 28 Km foi de 2h22m37s, o que faz uma média pouco superior a 5:05/Km, com uma pulsação média de cerca de 152 batimentos por minuto, sendo que cerca de 80% do tempo estive abaixo dos 80% do limiar de esforço cardiaco.
Tendo corrido num ritmo bastante confortável até aos 21 Km (não sei se por influência da tal distância psicológica), senti algum desgaste nos últimos 7 Km, tendo chegado ao final algo fatigado. Não era nada que me impedisse de continuar (não garanto por quantos mais Km ao mesmo ritmo), mas era algo que dava para sentir, essencialmente nas pernas. De qualquer forma, foi um cansaço que ao final da tarde já estava praticamente ultrapassado, o que me deixou bastante satisfeito.
Quem se está a preparar para a primeira Maratona, como é o meu caso, e ouve falar tanto na história do "muro dos 32Km", o esforço que fiz nos últimos Km fez-me ter uma ideia vaga do que isso possa ser.

A conclusão que tiro é a constatação deque fiz um treino em ritmo controlado e que, caso fosse mantido ao longo de uma Maratona completa, me daria a possibilidade de fazer um tempo final na ordem das 3h35m. Como ainda faltam 2 meses para o grande dia e ainda estou apenas a um terço do plano de treinos definido, acho que é animador!

Friday 22 August 2008

Portugal

Até à Medalha de Ouro conquistada por Nelson Évora o país maldizia a plenos pulmões a comitiva olímpica portuguesa. Palavras como "malandros", "preguiçosos", entre outras, eram usadas abundantemente para criticar a falta de resultados dos nossos atletas e a forma como alguns se expressaram publicamente.
Entendo que esse coro de críticas é injusto e totalmente desadequado. Considero-o mesmo lamentável e uma das expressões mais claras da falta de cultura desportiva dos portugueses. Com isto não quero desculpar algumas palavras desadequadas que foram proferidas por atletas menos preparados para lidar com a sociedade mediática em que vivemos ou mesmo a forma menos aplicada como um ou outro possa ter encarado a competição. De qualquer forma são casos isolados que não justificam, nem de longe, aquilo que tem sido dito publicamente.

Hoje, as coisas mudaram um pouco. Depois da Medalha de Ouro, um notável feito de Nelson Évora, o clima está bastante mais amenizado e até parece que as coisas, afinal, nem correram tão mal assim. De qualquer forma, há hoje um facto que explica, claramente, a razão pela qual Portugal tem a competitividade olimpica que tem e consegue os resultados que consegue. A verdade é que os portugueses não gostam nem percebem de desporto. É essa a razão pela qual não ganhamos mais medalhas. Querem que explique porque digo isto?

Ela aqui está:


O jornal desportivo que mais vende em Portugal, no dia posterior à conquista da quarta Medalha de Ouro em Jogos Olímpicos da história do desporto português dá o principal destaque da primeira página a... um jogador de futebol que tem para transmitir ao mundo uma absoluta banalidade: "Darei tudo para ser campeão".
Se o povo que acompanha o desporto em Portugal está mais interessado em saber que um jogador espanhol, conhecido por ser um falhado por onde tem passado, vai dar tudo para ser campeão do que em saber todos os pormenores quanto à prova de um atleta que acabou de SER Campeão Olímpico, penso que está tudo dito.

Thursday 21 August 2008

Rei Nelson


Nelson Évora tornou-se hoje no quarto cidadão português em toda a história a conquistar uma Medalha de Ouro Olímpica. Antes dele só Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro tinham conseguido alcançar tão extraordinária façanha.
A juventude de Nelson Évora faz-nos acreditar que este atleta ainda poderá vir a dar-nos muitos mais motivos de exultação e orgulho. De qualquer forma, aquilo que alcançou esta tarde é, só por si, suficiente para o colocar na galeria dos melhores desportistas portugueses de sempre.

Parabéns Nelson!

Monday 18 August 2008

VANESSA


Há quatro anos Vanessa Fernandes surpreendeu o país com o brilhante 8º posto na prova de Triatlo dos Jogos Olímpicos de Atenas. Na altura ainda pouca gente conhecia a modalidade e eram menos ainda aqueles que sabiam do enorme potencial atlético da teenager de Perosinho.
Naquela altura, e depois da prova, Vanessa fez uma surpreendente declaração, pouco habitual ser escutada das bocas dos atletas portugueses:
- "Quero voltar aos jogos dentro de quatro anos, mas quero voltar para casa com alguma coisa ao peito".
Como é óbvio, Vanessa não se referia à parafernália de bijugangas alusivas aos Jogos Olímpicos ou à bijuteria das lojas de imitações que existem a cada esquina nas ruas de Pequim. Apesar de jovem, Vanessa apontava claramente, a quatro anos de distância, o objectivo de conquistar uma das três Medalhas Olímpicas em jogo na sua modalidade.

Quem acompanha o desporto português não está muito habituado a ver este tipo de confiança expressa com tanta clareza e com tanta antecedência. Mais, quem está atento a estas coisas e analisa o desempenho quatro anos vovidos de quem profere este tipo de afirmações, não lhes dá grande atenção, pois sabe que são proferidas a quente, na emoção de uma performance positiva, mas ainda não totalmente conseguida. É que, geralmente, elas não se costumam concretizar.

Por isso mesmo, valeu a pena ter feito o despetador trabalhar às 3:00h para assistir, em directo, à concretização da profecia de Vanessa Fernandes. Foi emocionante ver a jovem Vanessa dominar a prova durante os percursos de natação e ciclismo e depois assistir à forma como soube ler os sinais da concorrência e defender, com determinação, a medalha que os Deuses lhe haviam reservado para hoje. Com pena dela, não temos a menor dúvida, Vanessa percebeu, pouco depois de calçar as sapatilhas para os últimos dez quilómetros que ainda não era hoje que o ouro lhe adornaria o peito. Ainda a vimos tentar lutar contra isso, o que denota a sua determinação e valentia. No entanto, Vanessa sabe que o tempo corre a seu favor e que novas oportunidades surgirão. Sabe também que a Prata conquistada é um prémio fantástico e que colocará, apenas aos vinte e dois anos, o seu nome entre os melhores de sempre do desporto nacional.

Hoje, mais do que estar feliz por ter visto o meu país conquistar a sua primeira medalha nestes Jogos Olímpicos, estou feliz por saber que a Vanessa está feliz. Mais do que ninguém, ela merece esta medalha!

Wednesday 13 August 2008

Dúvidas


O meu treino para a Maratona do Porto continua em bom ritmo. Este mês ainda não chegou a meio e já levo mais de 110 Km de treinos, o que é substâncialmente mais do que alguma vez fiz na vida.
Em termos físicos tenho-me sentido bem, havendo apenas uma ligeira dor no calcanhar esquerdo, que sinto no início dos treinos, mas que vai desaparecendo à medida que vou aquecendo. Não é nada de especial, com toda a certeza.

Como é óbvio, e para quem não tem experiência, há uma normal dúvida sobre o tipo de treino a realizar: será que é esta a formula que mais se adequa às minhas caracteristicas?
Como referi, estou a seguir o Plano de Treinos sugerido pelo Jorge Teixeira no site oficial da Maratona do Porto, tendo optado pela proposta dos atletas que pretendem alcançar um tempo final entre as 3h30m e as 4h00m. No entanto esse plano de treinos deixa alguma margem para ser adaptado a cada pessoa. No meu caso, surgem-me as seguintes dúvidas:
- "Rolamento de 45 minutos" - O que é um "Rolamento" correcto? É correr a que velocidade? A velocidade deve ser a mesma num "Rolamento" de 45 minutos e num "Rolamento" de 2 horas? E depois, a velocidade do "Rolamento" deverá ser a mesma ao longo de todo o período de preparação, ou deve ir progredindo à medida que vamos conquistando melhor forma e que nos vamos aproximando da data da corrida? Para já, tenho feito "Rolamento" a uma média de 5:15/Km. Estarei a ir bem?
- "Séries" - Qual a velocidade que devo imprimir nas "Séries" prescritas? Devo dar o máximo? Devo correr a uma velocidade que consiga manter no total de repetições, contrariando assim a tendência para correr as primeiras mais rápidas do que as últimas?

Enfim, são dúvidas de principiante, mas que talvez alguém consiga ajudar a responder!

Thursday 7 August 2008

Treino e do bom!

Incentivado pela Ana, aqui fica o ponto de situação da minha preparação para a Maratona do Porto. Depois de me ter definitivamente convencido de que este ano era mesmo, tenho vindo a seguir, desde o início deste mês, um Plano de Treinos que foi prescrito pelo meu amigo Jorge Teixeira, que é, para quem não conhece, o organizador da prova.
De entre as 3 alternativas que o Jorge Teixeira nos apresenta no seu cardápio, decidi escolher o da virtude, ou seja, o do meio. Mais concretamente, escolhi o Plano de Treinos prescrito para atletas que pensam fazer um tempo final entre as 3h 30 minutos e as 4h de prova, já que, apesar de não me comprometer muito com o resultado final, esse é o tempo que, no meu íntimo, gostaria de conseguir fazer.
Sendo este Plano uma indicação para os treinos a realizar nas últimas 20 semanas e como já só nos restam 12, decidi dar por concretizado o que estava previsto para as primeiras 8 semanas e arrancar já com aquilo que o Plano prevê para a 9ª semana. Foi assim que fiz hoje um treino com 30 minutos a rolar (à média de 5:15/Km) seguidos de 2 séries de 8 minutos à média de 4:00/Km com 5 minutos de intervalo. Ao todo foram 55 minutos de treino, fazendo um total de 11,1 Km.
O meu estado físico é bom e o anímico é óptimo, pelo que irei conseguir o meu objectivo, desde que até ao grande dia não surjam surpresas desagradáveis.

Heróis Olímpicos


Depois das presenças (como turista) em Atlanta 1996 e em Atenas 2004, este ano volto a não conseguir estar presente nos Jogos Olímpicos, com grande pena minha. A propósito do tema, que me apaixona profundamente, escrevi um pequeno texto que é publicado na edição de hoje do jornal regional Terras do Ave.

Friday 1 August 2008

Regresso


Desde a Meia Maratona de Matosinhos que não mais voltei a treinar de forma consistente tal como vinha acontecendo há quase um ano. As desculpas para essa situação eram "boas": por um lado estive de férias, com alguns dias fora do país e por outro (o mais credível) havia uma grande preguiça!

Bom, mas como a Maratona do Porto está mesmo à porta, ou seja, já só faltam 85 dias, comecei hoje mesmo uma nova fase na minha preparação. Ou seja, a partir de agora e até ao dia da Maratona, irei iniciar uma fase com 4 ou 5 treinos por semana, tendo como objectivo fazer cerca de 250 km/mês.

Para começar, hoje foram cerca de 9 km, corridos em 40 min. Para quem só fez 4 treinos durante todo o mês de Julho, não indo além de escassos 41 km de corrida, não está nada mau. No fim de semana que amanhã começa, continuarei com a preparação!
 
Free counter and web stats