Wednesday 23 February 2011

Um treino bem conseguido

De um modo geral cada treino é um momento de satisfação. Apesar disso, há dias em que nem sempre assim acontece. Às vezes estamos preguiçosos e não nos apetece nada vestir os calções e sair para correr. Outras vezes estamos cansados e a disposição é pouca, enfim, nem sempre estamos com a mesma disponibilidade física e mental para correr.

No meu caso particular, há treinos que me custam sempre um pouco mais a encarar. Geralmente, os dias em que tenho de fazer séries são aqueles que menos entusiasmo prévio geram em mim. Faço-os porque os sei importantes, mas sem grande vontade.

Ora, hoje, que era dia de séries, tenho a dizer que estou muito satisfeito porque o treino me correu extremamente bem. Não sei bem porquê, mas a forma como as coisas sairam e as sensações que fui sentindo deixaram-me muito contente.

Comecei com 20 minutos calmos para aquecer e a intenção era fazer no mínimo 10 repetições de 1 minuto à média de 3:30/km com 1 minuto de recuperação. Como me estava a sentir bem logo desde o início, comecei a fazer cada repetição a 3:25/km e não me fiquei pelas 10, tendo ido até às 12. Como a coisa estava mesmo a correr bem, decidi fazer mais duas, sendo que estas últimas foram a 3:15/km!

Acabei o treino com bastante à vontade e super satisfeito. É em dias destes que a corrida nos preenche!

Wednesday 16 February 2011

Correr à noite

Quando o tempo é pouco e a vontade é muita, todos os minutos contam. Talvez esta seja a razão que justifique o facto de ter começado a fazer alguns dos meus treinos à noite.
Ontem, cerca da meia noite e trinta, lá me lancei ao asfalto para 70 minutos de corrida. O percurso habitual, na marginal entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim, estava completamente deserto (não passou ninguém a pé por mim durante todo o tempo) e a agressividade do mar era de tal forma evidente, que não evitei uns salpicos de água salgada em alguns locais, isto para além de ter visto a água chegar à Avenida dos Banhos na Póvoa de Varzim. Tive ainda de lutar contra o forte vento na segunda metade do percurso, o que acabou por trazer uma componente "técnica" ao treino que não era esperada...
À parte as dificuldades do clima agreste destes dias invernosos, os treinos noturnos são excelentes, funcionando com uma boa alternativa para quem não tem tempo para correr durante o dia.

Friday 11 February 2011

Uma maratona

Depois da desilusão do Porto decidi que iria tentar fazer uma nova maratona no primeiro semestre deste ano. Para isso tenho vindo a treinar-me razoavelmente bem (em janeiro foram cerca de 250 km) e espero, a partir de Abril, estar em condições de poder enfrentar o desafio da maratona com reduzida probabilidade de repetir o fracasso de Novembro passado.
Não sendo do tipo de pessoas de entrar em crise existêncial na ressaca de um insucesso, também não sou inconsciente ao ponto de deixar as coisas entregues à sorte. Ao contrário, acredito que para atingirmos os nossos objectivos é necessário desejá-los e trabalhar com dedicação e afinco para os alcançar. Neste caso concreto, é necessário treinar muito e bem, preparando o corpo para que este consiga suportar a dureza de uma prova longa e muito exigente.
Neste momento não creio ser possível atingir tais condições antes do final deste trimestre, pelo que a maratona a realizar terá de acontecer no segundo. Não havendo nenhuma que se realize em território nacional, fica-me a dúvida sobre qual a melhor alternativa que combine duas coisas importantes:
- Um custo baixo (inscrição, deslocação e estadia);
- Um percurso plano.
Há sugestões?

Friday 4 February 2011

As pessoas não são matemática...

... e por isso acontecem coisas destas.

Parecendo irreversível a perda da grande atleta (pelo menos por uns tempos largos), esperemos que tudo isto não descambe para uma espiral negativa que faça perder a pessoa.
 
Free counter and web stats