Wednesday 29 August 2012

Séries

Já há mais de um ano que não fazia séries. Hoje fiz 10 repetições de 1 minuto a 3:30/km com um intervalo de 1 minuto a 7:30/km e custou-me bastante. Acho que a partir da terceira repetição já só pensava no final do treino, mas apesar do sacrifício, lá consegui cumprir com o objectivo que tinha para hoje.
Estes treinos de séries são muito importantes para elevar a nossa capacidade, mas custam muito.

Monday 27 August 2012

Isostar - Lactic Acid Stopper

Nos dois últimos treinos longos tenho-me hidratado com este produto da Isostar: Lactic Acid Stopper. Em ambos os treinos (ambos de mais de duas horas), a estratégia foi de encher as 4 botijas do cinto de abastecimento (125 ml cada) com este produto dissolvido em água e beber ao longo do percurso. Para além do produto, ingeri duas embalagens de gel.

Não sei se é do produto, mas a verdade é que, em ambos os treinos, consegui terminar muito bem, sem a habitual quebra nos últimos quilómetros. Vou continuar a experimentar nos próximos treinos, mas a minha impressão é que o produto é bom e ajuda bastante a "aguentar melhor" o treino.

O único senão é o sabor. Não sendo muito intenso, é bastante desagradável.

Sunday 26 August 2012

A dois meses da Maratona do Porto

Estamos a quase dois meses da Maratona do Porto e a minha preparação está a correr bem. Este mês tenho conseguido cumprir um programa de treinos bastante intenso e as sensações têm sido boas.
Hoje cumpri o treino longo da semana, fazendo 26,6 km em piso de paralelo com algumas inclinações ligeiras (de Vila do Conde a Labruge e regresso) e acabei muito bem. Foram 2h22m, sendo que corri mais rápido na segunda metade o que, para mim, é sempre um bom indicador do estado de forma e da boa gestão do esforço.

No final do treino, aproveitando o fantástico dia, lá me atirei a uns bons mergulhos na Praia da Sra. da Guia, conforme podem ver.

Nota: Agradeço ao meu amigo Paulo Gonçalves, fotógrafo (acidental) que registou o momento!

Wednesday 22 August 2012

Um novo maratonista

A edição do passado sábado da revista do semanário Expresso publica uma crónica escrita na primeira pessoa pelo conhecido Gato Fedorento Zé Diogo Quintela, na qual este relata a sua experiência de correr uma maratona, no caso a Maratona de Copenhague, no reino da Dinamarca.
O texto (que não encontrei on-line) está escrito num tom leve e divertido, valendo a pena ser lido. Acredito que este contributo, vindo do elemento mais pesado (em sentido literal) do trio fedorento é um bom contributo para a causa da divulgação da corrida, ajudando a desmistificar a maratona.
No fundo, e depois de ler aquilo, qualquer pessoa tem total legitimidade para pensar:
"Se até o Zé Diogo conseguiu correr uma maratona, porque é que eu não hei-de conseguir?"

NOTA - Toda a informação sobre a prova do Zé Diogo Quintela está aqui. Como se pode constatar, o nosso compatriota geriu razoavelmente o esforço, quebrando um pouco na fase final, o que é perfeitamente normal num estreante.

Friday 17 August 2012

Treinar é isto...

No tempo em que crónicas do Miguel Esteves Cardoso faziam sensação, lembro-me de uma em que ele discorria sobre uma das expressões mais batidas do futebolês: "... o futebol é isto". Basicamente, MEC chamava a atenção que no mundo do futebol, os treinadores e jogadores explicavam tudo da mesma forma, com expressões do género:
- Jogamos mais que o adversário e perdemos, mas o futebol é isto...
- Estava isolado com a baliza aberta e falhei o golo, mas o futebol é isto...
- O árbitro não marcou o penalty e perdemos, mas o futebol é isto...

Pois bem, ontem fui treinar e sentia-me tão cansado, tão cansado, que fiz pouco mais de metade do que previa e acabei bastante desanimado. Hoje voltei ao treino e, não só consegui fazer o que tinha planeado, como o fiz a ritmos mais elevados e praticamente sem sentir cansaço nenhum. Soube-me mesmo bem o treino!

Qual a razão para isto acontecer? Não sei, mas (tal como dizia alguém) acho que treinar é isto: sofrer quando é de sofrer e disfrutar quando é de disfrutar. Desanimar ou desistir é que nunca!

Monday 13 August 2012

Jogos Olimpicos - Atletismo

Os Jogos Olimpicos já acabaram e, no que diz respeito ao atletismo, foram dominados pela equipa dos Estados Unidos da América, que arrecadou 29 medalhas, 9 das quais de ouro.
Com mais do que 5 medalhas houve apenas 8 países (EUA, Rússia, Jamaica, Reino Unido, Etiópia, Kénia, Alemanha e China), num total de 41 países que conseguiram conquistar medalhas neste desporto.
Portugal, curiosamente, tal como a Espanha, não alcançou nenhuma medalha tendo na atleta Jéssica Augusto a melhor representante, com um excelente 7º lugar na Maratona feminina.
Para se perceber um pouquinho melhor o estado do atletismo dos Estados Unidos da América, aconselho a consulta aos resultados dos famosos "trials" onde é definida a composição da equipa americana. Os interessados podem aceder AQUI.

Treinos

Depois de tanto tempo sem escrever aqui, volto apenas para dar conta da minha preparação para a Maratona do Porto. Num ano em que tenho treinado muito pouco, estou a esforçar-me para conseguir fazer uma preparação minimamente "decente" que me permita concluir a prova sem sacrifícios demasiados. Comecei no início do mês, e para já as coisas seguem em bom ritmo. Espero ter condições para manter este ritmo de treinos. Se o conseguir, acredito que poderei fazer uma prova com menos sofrimento do que no ano anterior e com melhores resultados.
Entretanto, e só para verem que as coisas estão a evoluir, já me inscrevi na Meia Maratona Sport Zone, a primeira prova que irei correr no ano 2012!
 
Free counter and web stats