O tão ansiado regresso à competição, depois da lesão que me apoquentou, aconteceu no passado sábado em Gondomar, na 7ª Corrida do 25 de Abril. Tinha prometido a mim próprio que iria fazr uma corrida em ritmo confortável, sem forçar demasiado. O objectivo era começar a ganhar novamente o ritmo de competição e ver a reacção do corpo.
Como habitualmente o dia começou cedo. Acordei às 06.30h para tomar o pequeno-almoço, um ritual que gosto de cumprir cedo para dar tempo de fazer correctamente a digestão. Tinha combinado seguir para Gondomar de boleia com o Mark Velhote, amigo blogueiro. Assim fizemos, o que nos permitiu conversar um pouco pelo caminho e começar a esboçar algumas provas de grande porte no futuro (quem sabe uma grande maratona internacional no próximo ano...).
Chegamos cedo ao local onde já estava montada a habitual máquina organizativa da RunPorto. Tivemos tempo de assistir à exibição da Fanfarra dos Bombeiros locais que fizeram as saudações às entidades oficiais na Junta de Freguesia de S. Cosme.
Depois do aquecimento, era tempo de nos prepararmos para a saída. O número de atletas não era muito elevado, o que nos permitiu sair na linha da frente. O Mark avançou lesto junto com os primeiros enquanto que eu liguei o "piloto automático" num ritmo que estimo rondasse os 4:15 (não tenho a certeza, pois os Km não estavam marcados e, desta vez, não tinha relógio com GPS). Fiz a prova sem grandes oscilações de ritmo, a não ser aquelas a que fui forçado pelas inúmeras subidas e descidas do percurso.
Apesar dessas variações altimétricas, não senti grandes quebras nas subidas, o que me surpreendeu um pouco! Por outro lado, nas descidas sempre conseguia alargar um pouco o passo, conseguindo assim ganhar algum terreno!
O balanço é claramente positivo. Senti-me bem e acabei por fazer um tempo bem razoável (média de 4:12/Km) para as minhas actuais possibilidades.