Tuesday, 28 September 2010

Coisas simples, mas importantes

No passado domingo foi dia de treino longo. Às 7h45m já estava na estrada com o objectivo de fazer o segundo treino de 30 Km desta caminhada para a Maratona do Porto.
Este mês foi um pouco menos intenso em treinos do que o mês anterior, pois as dificuldades de conciliar a corrida com tudo o resto têm sido grandes. Apesar disso estou razoavelmente confiante com a preparação que está a ser feita.
Bom, o treino correu bastente bem. Ao contrário do treino que tinha acontecido no início do mês, desta feita acabei os 30 km com alguma força nas pernas, de tal forma que o último quilómetro foi o segundo mais rápido de todo o treino! Para além disso a recuperação foi muito mais fácil e fiquei mesmo com a sensação de que ainda havia mais alguma energia para gastar se fosse necessário.
Neste treino fiz a experiência de ingerir um cubo de marmelada por volta dos 17 Km. Não senti qualquer efeito nefasto e acabei até por ficar com a sensação de que esta pode ser uma alternativa melhor do que as saquetas de gel. Não sei bem se em termos de forncimento de energia serão equivalentes, mas para já, entre gel, barritas e marmelada, a minha escolha vai para esta última.
No total acabei por fazer exactamente 30 km sendo que a parte mais complicada chegou depois dos 22 Km, pois até lá o terreno era praticamente plano. Foram 2h26m26s a solo!

Entretanto, no final do treino reparei que a Câmara de Vila do Conde colocou um bebedouro na zona onde começo os meus treinos. Trata-se das traseiras do Forte de S. João Batista, um local que é utilizado por muita gente para caminhar e correr, pelo que a iniciativa é de louvar. Todos os que por ali passam sabem que esta é uma daquelas pequenas medidas que tem uma importância enorme. Por isso, aqui fica esta palavra de reconhecimento à Câmara Municipal por esta iniciativa.

15 comments:

António Almeida said...

Olá Miguel
também acho que estás a ir bem, 30 km nesse tempo e em treino é bem bom.
Continuação de bons treinos.
Abraço.

José Alberto said...

Olá Miguel,

Bom treino... boas sensações.

Continuação de bons treinos para o 7 de Novembro.

Um abraço

José Alberto

MPaiva said...

António,

Para dizer a verdade fiquei bastante surpreendido com a minha reacção no domingo, pois não estava à espera que corresse tão bem. O outro lado da medalha é que não tenho conseguido fazer séries tão bem como fazia há algum tempo.

No dia 7 logo veremos os resultados desta preparação!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

Zé Alberto,

Obrigado pela visita e pelo incentivo. Realmente as sensações foram boas o que me deu muito ânimo!

Já agora, também vai correr no Porto?

abraço
MPaiva

luis mota said...

Olá Miguel!
São esses treinos que fazem falta aos Maratonistas. As boas sensações são sinal que a carga está a ser a adequada.
Continuação de boas passadas,
Luís Mota

Vitor Veloso said...

Olá Miguel,
Que belo treino em 30km efectuou esse tempo, o "Porto" que aguarde temos atleta, com certeza baixara das 3h30.
Força e continuação de bons treinos.
Abraço
Vítor

MPaiva said...

Luis,

É bem verdade o que dizes. O bom da história é que, se treinarmos bem, sentimos o corpo a reagir "em conformidade".

abraço
MPaiva

MPaiva said...

Vitor,

Até aos 30 sei que aguento bem a "pedalada". A partir daí é que as coisas se definem. Veremos como me irei aguentar!

abraço
MPaiva

joaquim adelino said...

Grande amigo Paiva venho aqui para o felicitar e deixar um abraço.
Bom trabalho até à Maratona do Porto, eu vou tentar fazer o mesmo, mas mais lento, claro.
Um abraço.

MPaiva said...

Joaquim,

Para os verdadeiros atletas do pelotão, como nós, mais importante do que a velocidade, é ser capaz de concluir a "empreitada" e de desfrutar do prazer da corrida e da companhia dos amigos.

abraço
MPaiva

Rui Pena said...

Boas Miguel,

Ainda bem que tudo corre como deve ser... vamos ter corrida dia 7 de Novembro...

Abraço,

Rui

César Canito said...

Olá Miguel
No Domingo fiz o meu primeiro treino de 30 km , o maximo que tinha feito era 2 treinos de 24 Km,
e também me senti bem mas no meu caso foi sempre pela marginal sem subidas nem descidas e demorei 2:30, a 5min/km constantes,agora daqui para a frente é tudo desconhecido e não sei como vou reagir até aos 42, pois vai ser a minha primeira maratona, se terminar é mais um de Vila do Conde para as estatisticas.
Continuação de bons treinos.
César Canito

MPaiva said...

Rui,

Espero que do teu lado as coisas também estejam a correr bem para que no final sejamos muitos a partilhar a felicidade de um bom desempenho na grande corrida!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

César,

Fico muito satisfeito por saber de mais um vilacondense a deixar-se seduzir pela mítica distância!
Esse treino, a um ritmo desses, mostra que estás em boa forma, pelo que é de esperar uma boa prova para o dia 7 de Novembro.
Não sei quais as tuas rotinas de treino, mas se estiveres interessado em partilhar alguns longos ao domingo de manhã avisa. Eu, por questões de logistica familiar, treino sempre muito cedo (começo por volta das 07.30h).

abraço e continuação de bons treinos!
MPaiva

César Canito said...

Olá Miguel
Pois a mim acontece o mesmo e os treinos longos têm que ser muito cedo e sofrem negociação previa com a restante familia e os horarios nunca são certos, quando tenho disponibilidade treino com Os Rompe Solas dos quais sou atleta.
Abraço.

César Canito

 
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