Monday 28 March 2011

A estreia em pista

No passado sábado fiz a minha estreia em provas de pista. Era uma coisa que já há algum tempo gostava de experimentar, mas quem nunca se tinha proporcionado, seja porque as provas disponíveis não são muitas, seja por falta de oportunidade.

No passado sábado tudo se conjugou para que esse meu desejo se concretizasse. A prova escolhida foi o Campeonato Regional de 10.000 metros da Associação de Atletismo do Porto (na qual estou filiado), que se realizou à tarde no Estádio Prof. Vieira de Carvalho, na cidade da Maia.

À partida não tinha grandes expectativas. Sabia que era um forte candidato ao último lugar e a minha única intenção era a de dar o meu melhor tentando aproximar-me o mais possível dos almejados 40 minutos.

Durante a manhã fiquei com a sensação de que iria ter de correr debaixo de chuva, o que não se veio a confirmar, pois o tempo melhorou ligeiramente da parte da tarde. Aliás, com a paragem da chuva e uma temperatura amena, as condições para correr eram boas.

Logo após a partida imprimi um ritmo na casa dos 4:00/Km para ver até onde conseguia aguentar a cadência que me permitiria atingir o grande objectivo. Infelizmente apenas o consegui no primeiro quilómetro, pois todos os seguintes foram feitos num ritmo entre os 4:05/4:10, com as excepção dos que mediaram entre o 6 e o 9, em que caí para casa dos 4:15. Apesar disso, o ritmo foi razoavelmente regular e, não forçando em demasia, senti-me sempre bem.

A contagem das 25 voltas para quem, como eu, cedo andava com bastante atraso face aos primeiros, era uma incógnita. Apesar da dúvida inicial, acabei por me adaptar bastante bem e nunca tive dúvidas quanto ao número de voltas. A este respeito devo louvar o papel dos juízes que, sempre que eu passava, me avisavam do número de voltas que ainda faltavam para o fim da prova.

Acabei a prova em 41:58, um tempo bastante razoável para mim, pelo que faço um balanço positivo desta experiência. Gostei de correr em pista e, sempre que me for possível, tentarei repetir.

8 comments:

Vitor said...

Olá Miguel,
São muitas voltas para perfazer 10km, eu fiz alguns treinos correr numa pista mas não gostei muito, muito monótono.
Mas parabéns pela estreia pela força anímica que e importante para correr tantos km numa pista de atletismo.
um abraço, quem sabe ate constância.

NS said...

Viva Miguel,

Para primeira vez, e logo uns 10.000 metros, não foi nada mau.

Agora só falta experimentares uma prova de "velocidade" para maratonista, uns 800m ou 1500m :-)

Parabéns pela estreia. Mais houvessem como tu.

Abraço,
NS

MPaiva said...

Vitor,
É verdade que 25 voltas é bastante ainda para mais quando vamos em contra-relógio vendo os outros a passar por nós!
Para quem, como eu, está habituado a treinar na passadeira, fazer 10 km numa pista de 400 metros até acaba por ser muito animado!!!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

Nuno,

Olha que os teus posts e a leitura das tuas "odisseias" na pista também contribuiram para aumentar esta minha curiosidade.
Quanto às sugestões, estão aceites. Só me falta saber quando é que experimentarei, pois as oportunidades não são assim muitas.

abraço
MPaiva

luis mota said...

Parabéns Miguel.
No local ideal para ganhar velocidade.
Grande abraço,
Luís Mota

MPaiva said...

Obrigado Luis!
Hoje fiz mais um treino com o mesmo objectivo: 3 X 10 minutos a 3:50/km com 5 minutos de intervalo. Infelizmente constatei que ainda não estou preparado para tanto e não conseguir ir além das duas primeiras repetições...
De qualquer forma, o importante é ir treinando bem para que no dia certo as coisas saiam!

abraço
MPaiva

Jorge Branco said...

Parabéns!
Eu nunca tive coragem de me meter numa coisa dessas mesmo quando andava alguma coisa e agora seria um suicídio!

MPaiva said...

Obrigado Jorge!
Quando decidi ir sabia que dificilmente escaparia ao último lugar e que até correria o risco de ficar ridiculamente atrasado.
No final o último lugar confirmou-se (com a excepção de um desistente) e acabei mesmo por levar, pelo menos, um volta de atraso de todos os outros (do vencedor foram 5!).
Apesar disso, o que é verdadeiramente importante é participar e tirarmos prazer da corrida. E isso aconteceu!

abraço
MPaiva

 
Free counter and web stats