Monday 19 March 2012

António Leitão

A notícia da morte de António Leitão deixou-me muito triste. Leitão foi um atleta que correu numa altura em que eu era ainda muito jovem, mas já nessa altura prestava atenção ao atletismo e via nele um grande campeão. Num tempo em que havia Carlos Lopes, Fernando Mamede, Rosa Mota, Aurora Cunha e tantos e tantas outras, o Leitão não era apenas mais um, mas era um atleta especial.
As suas marcas nas distâncias de meio fundo eram ( e ainda são) fantásticas e as suas performances na pista, mas também no corta mato, encheram os portugueses de alegria muitas vezes.
A sua careira foi marcada pelo infortúnio das lesões e da doença que acabou por levá-lo precocemente. Portugal perdeu um fantástico atleta e um ser humano exemplar.
Tive a felicidade de privar com ele num jantar na cidade do Porto há poucos anos atrás em que ficamos na mesma mesa. Fiquei com a impressão de ser uma pessoa simples, afável, que falava do atletismo com entusiasmo e que assumia a sua doença com naturalidade e sem complexos.
Deixo a minha homenagem ao António Leitão e os pêsames à famílias.

No comments:

 
Free counter and web stats