Wednesday 25 June 2008

Meia Maratona de Matosinhos


Apesar de estar de férias (durante as quais consegui treinar alguma coisa...) inscrevi-me para a Meia Maratona de Matosinhos. Foi a primeira vez que fiz a prova, pelo que, apesar de conhecer bem a zona, não tinha noção exacta de como seria o percurso.
Confiante nas provas que já tinha feito este ano (com a excepção do "pesadelo" de Campo - Valongo), tinha estabelecido para mim próprio o objectivo de melhorar o meu melhor registo pessoal à Meia Maratona, tentando um tempo na casa de 1h 35m.
O tempo estava um pouco quente, o que não ajudava muito, principalmente na parte final da prova. De qualquer forma fui aguentando um ritmo na casa dos 4m 30s por Km, o que me permitiria conseguir o almejado objectivo.
Por volta dos 10 km senti alguma fraqueza e baixei um pouco o ritmo com o objectivo de recompor energias e tentar, na parte final, voltar a melhorar o ritmo. Tudo corria dentro do normal quando no abastecimento liquido existente entre os 14km e os 15km tomei uma bebida "supostamente" energética que me caiu terrivelmente mal no estômago. Quase imediatamente após esse abastecimento senti uma dor abdominal terrível que me obrigou a baixar drasticamente o ritmo até ter sentido a necessidade de parar de correr e caminhar durante cerca de 1 a 2 minutos. Com tantas provas já realizadas, esta foi a primeira vez que senti a necessidade de parar de correr, o que mostra bem o estado em que me encontrava.
Depois de algum tempo a caminhar, acabei por conseguir retomar a corrida e, depois de voltar a beber água, voltei à prova, conseguindo entrar novamente em ritmos abaixo dos 5m por Km, tendo terminado razoavelmente bem em termos físicos.
O resultado final, como é óbvio, acabou por defraudar as minhas expectativas, tendo registado um tempo no meu cronómetro de 1h 40m 25s. Tendo em conta as vicissitudes por que passei, o tempo acabou por não ser muito mau!

Apesar dos problemas que senti, gostei desta prova e espero voltar para o ano.

No comments:

 
Free counter and web stats