Tuesday 25 May 2010

Meia Maratona do Douro Vinhateiro - A falta e os excessos

No passado domingo correu-se a Meia Maratona do Douro Vinhateiro. Para além de nós, que gostamos de corridas e, por isso, andamos sempre informado das provas que se vão realizando um pouco por todo o país, desta vez todos os portugueses ficaram a saber que houve uma meia maratona no fim de semana.

Será que a prova ficou famosa por ter conseguido juntar muitos participantes? Será que ficou famosa por ter permitido a obtenção de algum record ou alguma marca de qualidade? Não, nada disso. A prova ficou famosa por duas coisas: porque faltou o abastecimento de água aos atletas e porque todos os noticiários televisivos falaram do assunto com reportagens mostrando a indignação dos atletas.

Sobre o assunto deixo duas notas. A primeira para lamentar a falha da organização. Quem trabalha para montar uma prova com a pretensões daquela, que até anúncios de televisão incluiu no plano de promoção, não pode falhar num aspecto tão básico como este. Fica mal e descredibiliza todo o trabalho que, muitas vezes, demora anos a fazer. Pior do que isso, parece-nos a todos muito mal que se cobrem inscrições tão caras para depois haver este tipo de erros.

A segunda é para lamentar, igualmente, a projecção que foi dada a este assunto. Lamento que as televisões e a maioria dos jornais que praticamente ignoram o atletismo que se pratica pelas pistas, ruas, estradas e montanhas deste país tenham sido tão afoitas na disponibilização de alargado espaço em horário nobre que apenas transmitiu imagens do que de mal aconteceu. Eu, que vi a reportagem mais do que uma vez, fiquei sem saber quem ganhou a prova, qual o tempo que fez, etc. Aliás, tudo isto foi feito de tal forma que alguém que andasse distraído até ficaria a pensar que em Portugal só se correm duas meias maratonas: a da ponte 25 de Abril e a do Douro, pois são as únicas com direito a reportagem nos telejornais. Com isto quero apenas dizer que seria bom que as televisões não fizessem reportagens de provas de atletismo apenas quando acontecem estas coisas, mas sim sempre as as provas atinguem uma determinada dimensão e nível técnico.

4 comments:

f. marinho said...

Boa noite, amigo Miguel. Não devia ser tão ingénuo. As tv estavam presentes porque interessava, e o próprio canal 2 da tv à tarde do proprio dia transmitiu a prova, sem se preocupar com o grosso dos corredores, cobrando bom dinheirinho por isso e nunca referiu a falha gravíssima da falta de água nos locais habituais-5 k, 10 k, 15 k e 20 k. Com tanto dinheiro para a promoção da prova e da região(lindíssima) não se compreende o que se passou! Mas não há desculpas pois podia ter morrido gente e mesmo sem morrer podem ter ficado sequelas no funcionamento dos rins, e por aí fora. Não é a primeira vez que se realiza! Estas coisas não se devem esconder pois só denunciando é que se podem corrigir. Estou convencido que dificilmente estas cenas se repetirão em qualquer outra prova devido á denúncia feita pelos atletas junto dos media. Sobre o papel dos media, escuso de falar pois o Miguel sabe bem como eles funcionam. um abraço do F. Marinho

MPaiva said...

Caro Prof. Marinho,

Concordo plenamente com o que diz e com a merecida crítica à organização.
O que me deixa triste é que gostaria de ver mais regularmente notícias sobre as boas provas que se vão disputando por esse país fora, na esmagadora maioria dos casos, sem problemas, e não apenas quando há erros desta dimensão.
Se faço esta crítica aos media é exactamente pelo facto de os conhecer!

abraço
MPaiva

Flechinhas said...

Olá amigos!
Estive lá e foi realmente constrangedor sentir e ver agonia por que todos passamos. Mais grave é ainda esse energúmeno do Sr. Paulo Costa, director da organização desvalorizar a gravidade do sucedido. Espero que a FPA tome medidas severas, no sentido que situações destas jamais se repitam.
Abraço
Duarte Silva/Os Flechinhas

MT said...

Penso que provas deste tipo devem ter uma legislação que penalize (ou mesmo criminalize) os responsáveis.
Conheço pessoas que foram e que passaram um mau bocado. Devem ser criadas regras para que seja sempre assegurada uma quantidade de água (por execesso) por atleta inscrito de 5 em 5 km. Se essas regras não forem cumpridas deverão existir pesadas sanções para o responsável.
É a nossa saúde que está em causa. Não bastam ambulâncias...

 
Free counter and web stats