Monday 7 June 2010

Aniversário da U D Beiriz

A União Desportiva de Beiriz cumpriu este ano 25 anos de actividade. Para assinalar a efeméride esteve marcada uma prova de atletismo no passado dia 21 de Fevereiro, para a qual eu estava inscrito. Infelizmente, a ameaça de temporal levou a que a organização tivesse, prudentemente, decidido adiar a prova para data posterior.

Por vicissitudes diversas, a prova acabou por ser transferida para o dia de ontem, 6 de Junho. Creio que a razão de ser deste tão grande atraso se fica a dever ao intenso calendário do Plano de Promoção do Atletismo que a CM da Póvoa de Varzim organiza há muitos anos e no qual a UD de Beiriz está envolvida.

Estas provas, de cariz genuinamente popular, são das que mais gosto de participar. É verdade que lhes falta quase tido em termos de condições: não há chips para controlar os tempos, a estrada não está vedade, não há grande "espectáculo", etc. No entanto, o que lhes falta nestas coisas sobra-lhes em dedicação e empenho dos humildes organizadores, em boa vontade para que tudo corra pelo melhor e, essencialmente, na alegria das crianças a correr.

Ontem também foi assim. Às 09.30h da manhã lá estava com a Joana que, mais uma vez, também correu. O seu escalão (Pinguins) costuma ter cerca de 30 participantes (entre meninos e meninas) que, desde os 3 anos, se entregam a corrida com a alegria de mais uma descoberta na sua tenra experiência de vida. Esta foi a terceira experiência da Joana e, mais uma vez, mostrava-se muito contente quer antes quer depois da sua corrida. Claro que eu também fiquei muito contente por ter estado a correr ao seu lado!

A prova dos seniores, juntamente com a dos juniores e veteranos tinha uma distância anunciada de 4 Km e teve cerca de 50 participantes. Como é evidente, trata-se de uma distância muito curta e na qual tenho muito pouca experiência. O percurso não tinha inclinações muito grandes e o tempo, embora quente, não chegava para incomodar muito.

Comecei em bom ritmo, fazendo o primeiro quilómetro em 3:45, aproveitando uma ligeira descida, o que me deixava classificado entre os 10/15 primeiros. Depois dessa fase não consegui aguentar o ritmo e acabei por resvalar para ritmos entre os 4:10 e os 4:20. Com esta quebra de ritmo acabei por descer algumas posições, terminando em 22º lugar com o tempo de 18:25 para os 4.450 metros do percurso (tempo e distância do Garmin).

Este resultado é o espelho de um período de treinos menos regulares do que aquilo gostaria e, essencialmente, da falta de treinos de séries. De qualquer forma fiquei satisfeito com a minha prova e com vontade de regressar no próximo ano. Quanto aos treinos, veremos se consigo aumentar um pouco mais a regularidade, o que não tem sido nada fácil.

3 comments:

Vitor said...

olá Miguel,
Parabéns a Joana pela participação no escalão “Pinguins”.
Pois provas de curta distancia são de ritmos muito elevados, mas estiveste muito bem, parabéns.
Grande abraço
Vítor

António Almeida said...

Olá Miguel
das que conheço essa prova é a única que tem o escalão para crianças dos 3 anos, só por isso está de redobrados parabéns a União Desportiva de Beiriz.
Parabéns também à dupla Miguel/Joana.
Abraço.

luis mota said...

Olá Miguel!
De regresso ao bom ritmo. Apesar de não teres ficado satisfeito, dadas as contrariedades, até que foi bastante positiva a tua prestação.
Aproveito para felicitar a restante comitiva do GC Vilacondense.
Saudoso abraço,
Luís mota

 
Free counter and web stats