Monday 6 September 2010

O poder do frio

Tal como tinha planeado, ontem fiz o meu primeiro treino de 30 Km nesta caminhada até à Maratona do Porto. Depois de na semana anterior ter feito um treino longo de 25 Km que não correu como desejava, pois corri sempre muito cansado e acabei em forte perda (25,4 Km em 2h14m), estava com alguma curiosidade sobre este treino, pois a semana tinha corrido especialmente bem. Para além de me ter sentido muito menos cansado do que nas semanas anteriores, fiz um treino de séries que me surpreendeu pela facilidade com que assimilei os andamentos.

Tendo começada cedinho, andei até aos 20 Km em ritmos ligeiramente abaixo dos 5:00/Km e sem grandes dificuldades. Se até aos 22 Km o percurso era praticamente plano, nos últimmos 8 km havia muitas inclinações que exigiam muito mais esforço. Nesta fase o ritmo caiu bastante, obrigando-me a correr a 5:30/km para acabar o treino com 2h32m30s.

Apesar desta quebra final (algo esperada), fiquei extremanente satisfeito com o treino. Com apenas uma semana de diferença, consegui fazer um treino mais longo e num ritmo médio 11 segundos mais rápido do que tinha feito na semana anterior!

O pior foi o pós-treino. Uns 10 minutos depois de terminar a corrida senti fortes dores musculares nas pernas as quais me começaram a dificultar a locomoção. Já a começar a passar mal, decidi sentar-me na banheira e "regar" as pernas com água fria. O efeito desta "terapia" foi simplesmente fantático. Ao fim de poucos minutos já tinha recuperado a sensação de "bem-estar" e depois de uns 15 minutos de molho, já estava em condições normais, sendo que este normal deve ser visto em relação à dimensão do esforço que tinha acabado de fazer.

Já por várias vezes acabei os meus treinos com um mergulho nas águas frias do Atlântico, mas ontem é que pude sentir o verdadeiro poder regenerativo do frio!

13 comments:

Ricardo Baptista said...

É muito bom esses mergulhos frios.
Quando ia correr para a serra de estrela, no fim dos treinos mergulhava as pernas (até um pouco abaixo das virilhas, para não congelar nada...) num tanque de água geladissima que havia por lá, uns minutinhos, ficava novo (no verão, que se mergulhasse no inverno saia de lá um cubo de gelo).
Aqui dou uns mergulhos no mar, mesmo de inverno a água não é assim tão fria mas é revigorante.
Um abraço, bons treinos.

Anonymous said...

Pois é, há muito que tenho para mim que depois de grandes esforços é o melhor que há, afinal não estou só.
Abraço,
António Almeida

luis mota said...

Olá Miguel!
A 2 meses da Maratona do Porto já pareces estar com a preparação bem encaminhada.
A água fria também é uma estratégia que utilizo.
Espero que tudo corra de acordo com as tuas expectativas.
Grande abraço,
Luís Mota

MPaiva said...

Ricardo,
Poder recorrer à natureza para mergular as pernas em águas frias é sempre preferível em relação a qualquer outra alternativa. As águas frias das praias do norte são boas, mas acredito que as gélidas e puras da Serra da Estrela devem ser fantásticas.
Continuação de bons treinos!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

António,

Acredita que a partilha que aqui fazemos ajuda muito a que nunca nos sintamos sós!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

Luis,

Ainda não estou na forma que quero, mas já me sinto muito melhor do que estava há um mês atrás. Melhor do que isso é o facto de sentir a melhoria de forma a cada semana que passa.

abraço
MPaiva

BritoRunner said...

Boa continuação nos treinos e cuidado com os banhos frios, pois como diz o Ricardo não vá congelar alguma parte....

Saudaçõs

MPaiva said...

Brito,

São sábios esses conselhos!!!

abraço e bons treinos
MPaiva

Isabel Faria - beKas said...

Viva Miguel!
Fica aqui a minha experiência e sugestão: Creme: Hight Sport Performance, MAD FORM, Recuperador muscular Plus => é para ser aplicado pós-treino e garanto que permite um alivio da tensão e sobrecarga muscular...é utilizado para o alivio da fadiga provocada por desportos extremos. Vai por mim: funciona ;-) Depois de colocado, só temos mesmo é que aguentar as baixas temperaturas corporais!!!!!! Bons treinos

MPaiva said...

Isabel,

Vou procurar para experimentar na próxima vez que voltar a sentir os efeitos de um treino mais "pesado".

bjs
MPaiva

João Paulo Meixedo said...

Então, pá, encontro-te em Ovar?

João Paulo Meixedo said...
This comment has been removed by the author.
MPaiva said...

João,

Claro que sim! Vai ser um dia realmente especial. Digamos que vamos ser uns fidalgos, honrados pela nobreza com que os Ovarenses sempre recebem quem os visita. Acredito mesmo que no final me irei sentir como um verdadeiro rei!

abraço
MPaiva

 
Free counter and web stats