Monday 14 March 2011

Corrida do Dia do Pai

Este ano voltei a fazer a Corrida do Dia do Pai. É uma prova de que gosto bastante, mas que, por razões diversas, já não fazia desde 2008.

Num ano em que tenho competido muito pouco, esta era uma boa oportunidade para "medir" o meu actual estado de forma, embora as duas últimas semanas tenham sido bastante negativas em termos de disponibilidade de tempo para treinar...

A prova correu-me bem. Na passada semana tinha feito um treino de 34 km no dia de carnavel (terça-feira) e, por isso, sabia que não estaria nas melhores condições para uma grande marca. Contudo, acabei por conseguir um resultado interessante o que me anima bastante.

Comecei a prova um pouco rápido. Tendo partido à frente, é sempre difícil escapar à tentação de começar rápido. Apesar disso, fiz o primeiro quilómetro a poucos segundop abaixo dos 4 minutos, o que não é muito exagerado. A partir daí procurei "estacionar" num andamento entre os 4:00 e os 4:10/km. Consegui aguentar assim até metade da prova.

Depois disso, senti algum cansaço muscular e tive de baixar um pouco a intensidade, tendo feito a segunda metade sempre entre os 4:20 e os 4:30/km. Tive pena de não conseguir manter a cadência, mas não dava mesmo.

Acabei a prova com o tempo final de 42:12, tendo sido o 258º atleta classificado num total de 2.215 atletas que completaram a prova. Comparando com a Corrida dos Reis de Vila Nova de Gaia, ocorrida há 2 meses, consegui melhorar mais de 2 minutos, o que mostra uma boa evolução.

Agora, é continuar a treinar, pois já só faltam 2 meses para a Maratona!

5 comments:

Anonymous said...

Olá Miguel
bom tempo, como diriam na nossa vizinha espanha, "ánimo, ánimo", estás no bom caminho.
Abraço.
António

MPaiva said...

Novais,
Sinto que os treinos têm dado alguns frutos, mas nas últimas semanas têm sido mais os dias de descanso (forçado) do que os de corrida. Espero que isso não me faça "andar para trás", até porque, agora, já há maratona marcada!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

António,

Obrigado pelo incentivo, que devolvo em doses idênticas!

abraço
MPaiva

Mark V said...

Viva Miguel,

Parabéns como Pai e pela tua prova! :D

Achei-te num ritmo bastante bom e até pensei que fosses conseguir atingir a barreira dos 40 minutos! Pena que não deu, mas sendo o foco a maratona é natural .

Grande abraço
Mark

MPaiva said...

Mark,

No início da prova andei num ritmo bastante bom e, se tivesse aguentado, talvez tivesse ficado na casa dos 40. No entanto caí um pouco na segunda metade e ainda não foi desta...
De qualquer forma, e como muito bem dizes, neste momento o que interesse é preparar a maratona!

abraço
MPaiva

 
Free counter and web stats