Wednesday 24 August 2011

Mundiais de Daegu

No próximo fim de semana começam os mundiais de atletismo, este ano na cidade de Daegu, na Coreia do Sul.

A Selecção Nacional estará representada com uma delegação com 24 atletas. Infelizmente, a comitiva nacional não tem nenhum atleta inscrito na maratona masculina e mesmo na feminina apenas a Marisa Barros irá competir. Este é mais um sinal do declínio do meio fundo e fundo português, especialmente do lado masculino, que nos últimos anos, com a honrosa excepção do Rio Silva, não tem produzido atletas de nível internacional.

Em termos gerais as expectativas quanto a resultados são muito baixas. Com o Nelson Évora e a Naide Gomes longe dos seus melhores momentos e a Jéssica num momento menos apurado de forma, são poucas as esperanças de chegarmos às medalhas. Neste panorama pouco animador, espara-se que a Marisa consiga repetir as boas prestações em grandes competições e, quem sabe, surpreender-nos a todos!

Nota curiosa - Na consulta à lista de inscritas para a maratona feminina encontrei esta senhora (Colleen de Reuck), uma americana que já tem 47 anos anos e que ainda se consegue apurar para uma competição destas na equipa americana, que é sempre bastante competitiva. Para quem dizia que a Fernanda Ribeiro, que conseguiu estar nos Europeus do ano passado com mais de 40, já estava a "passar das marcas", este é um exemplo de que os/as grandes atletas não têm idade! No extremo oposto, temos uma teenager coreana (Lee Sook-Jung) que, com apenas 19 anos, já consegue fazer maratonas a menos de 2h35! É claro que se fosse portuguesa ainda era capaz de levar uma multa pesada por excesso de... quilometragem! É que cá nós somos muito zelosos no desgaste da malta jovem e não os deixamos embarcar nestas coisas loucas de correr maratonas com idades tão precoces! Será por causa desta cuidadosa protecção que estamos a conseguir descobrir "tantos" atletas talentosos para o nosso fundo e meio fundo???

No comments:

 
Free counter and web stats