Tuesday 13 November 2012

O pós-maratona

O período pós-maratona é sempre problemático. Depois de muitas semanas de intensa preparação e de empenho no grande objectivo, depois das ansiedades quanto ao desempenho no dia, da preparação de todos os pormenores, do esforço da prova em si, do sofrimento nos momentos difíceis e das emoções vividas, tudo passa logo que conseguimos interiorizar a concretização do objectivo.

E depois?

Depois há sempre um certo "vazio". Enquanto não definimos outro objectivo que nos faça mover com idêntica dedicação, os treinos acabam por ser encarados de outra forma. Que plano seguimos? Como alcançar a motivação que nos permita "arrancar" o tempo disponível para correr com a mesma regularidade?

Este "vazio" é tanto maior quanto menos experientes somos. Depois da primeira maratona o vazio é enorme. Entre a segunda e a terceira é menor e assim sucessivamente. No meu caso, que já completei cinco maratonas, ele continua a existir. Caso tivesse possibilidades, aproveitaria a boa forma que atingi para fazer a maratona de Lisboa tentando aí corrigir algumas coisas que aconteceram nesta Maratona do Porto. Infelizmente não posso. Aliás, nem sequer vou conseguir correr a Volta a Paranhos que se realiza no mesmo fim de semana.

Por isso mesmo, o que me aconteceu depois do dia 28 de Outubro foi mesmo uma redução praticamente para metade da quantidade de treinos e alguma indefinição quanto aos próximos objectivos.

Neste momento há uma coisa é certa: vou correr a S. Silvestre do Porto e, em princípio, também a de Santo Tirso, prova na qual estabeleci o meu record pessoal dos 10 km. Em função da disponibilidade para treinar (que tende a ser muito menor nos próximos meses), irei tentar cumprir algo que tenho feito desde 2008: fazer, pelo menos, uma maratona por ano.

4 comments:

Anonymous said...

Miguel
ao começar a ler pensei nisso, aproveitares e fazeres Lisboa, pena que não vai dar, quanto a conseguires continuar a correr uma maratona por ano já é muito bom, acho eu claro.
Abraço,
António Almeida

MPaiva said...

António,

Tenho mesmo muita pena de não poder estar na Maratona de Lisboa, pois sinto que estava em condições de fazer uma boa prova, fruto da preparação que fiz para a do Porto e porque me parecia ser possível, com mais alguns treinos, melhorar alguma coisa. Infelizmente não é possível por falta de disponibilidade de tempo e da prioridade que é necessário dar à família.

No próximo ano prevejo uma considerável diminuição de disponibilidade para treinar. De qualquer forma espero conseguir cumprir o objectivo de fazer pelo menos uma maratona. Aliás, quem já correu uma praticamente sem treinar não se assusta muito com isso!

abraço
MPaiva

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Olá Miguel

pois... temos sempre de nos auto-motivar...

A SS Porto também a vou correr! Já sei...vai bater o record de participantes e só te encontro or sorte.

desde já, uma boa SSilvestre e que atinjas o teu objectivo

MPaiva said...

Ana,

Apesar da confusão de gente que lá estará, espero mesmo encontrar-te, pois na Maratona não nos cruzamos.

bjs
MPaiva

 
Free counter and web stats