Friday 27 June 2008

Maratona: Ponto de situação

Faltando 120 dias para a data de realização da Maratona do Porto, importa fazer um ponto de situação da minha preparação.
Um aspecto positivo é a determinação. Tenho o objectivo de correr uma Maratona bem marcado na minha mente, o que me dá a motivação para treinar de forma a que o consiga alcançar. Os momentos menos conseguidos, como as duas últimas provas em que participei não me tem desanimado de treinar e de continuar a esforçar-me para conseguir tornar-me Maratonista.
Em termos de treino, com a excepção do período que mediou entre a Meia de Matosinhos e a Corrida das Festas da Cidade do Porto, tenho treinado cerca de 3 vezes por semana, acumulando entre 120 a 130 km/mês. Acredito que os treinos não sejam aqueles que melhoria poderiam potenciar as minhas performences, e sei que não são em quantidade suficiente para me poder considerar preparado para fazer uma boa Maratona.
A ese respeito, tenho um constrangimento por via da pouca disponibilidade de tempo por um lado e dos escassos conhecimentos por outro. Nestes últimos quatro meses vou procurar intensificar o número de treinos (para 4 vezes por semana e cerca de 200 km/mês) e vou seguir um plano de treinos que está prometido por amigos. Espero, com isso, chegar ao grande dia em boas condições fisicas e conseguir fazer a prova sem grandes problemas os 42.195 mt. É que, nesta primeira experiência, o grande objectivo é chegar ao fim.
A única coisa que desejo, neste momento, é que não apareça nenhuma lesão que me venha atrapalhar os planos.

3 comments:

Jorge Cerqueira said...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Meu amigo M.Paiva, conheci o seu blog através do meu amigo José Capela do blog pernas para que te quero. Primeiramente meus parabéns pelo estilo de vida que leva é isso ae. Também lhe parabenizo por vc estar treinando para sua primeira maratona e se vc quiser ter uma experiência, corra uma MARATONA!!! Bem meu amigo já corri 8 maratonas e digo para vc que não é fácil correr a maratona, mais se vc treinar com disciplina e dedicação vc com certeza conseguirá sim eu consegui e vou torcer para que vc consiga meu amigo, também vc não deve ficar ansioso nem ficar pensando negativo, pense sempre positivo e tudo dará certo, vc disse que treina trex vezes na semana o ideal é treinar 5 a 6 vezes e descansar um dia na semana, também deverá dar valor para os descansos e alimentação.
Boas passadas meu amigo.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

MPaiva said...

Obrigado pelo incentivo Jorge!
Estou bastante determinado e acredito que vou conseguir. É óbvio que vai ser necessário muito trabalho e treino forte, o que às vezes não é fácil devido à vida profissional que tenho. De qualquer forma vou dar o meu melhor!
abraço e vamos comunicando!

António Almeida said...

Caro M.Paiva

tenho seguido com interesse os seus relatos sobre a preparação para a maratona do Porto, também tenciono estrear-me na distância no Porto.
Até lá continuação de bons treinos.

 
Free counter and web stats