Monday 18 August 2008

VANESSA


Há quatro anos Vanessa Fernandes surpreendeu o país com o brilhante 8º posto na prova de Triatlo dos Jogos Olímpicos de Atenas. Na altura ainda pouca gente conhecia a modalidade e eram menos ainda aqueles que sabiam do enorme potencial atlético da teenager de Perosinho.
Naquela altura, e depois da prova, Vanessa fez uma surpreendente declaração, pouco habitual ser escutada das bocas dos atletas portugueses:
- "Quero voltar aos jogos dentro de quatro anos, mas quero voltar para casa com alguma coisa ao peito".
Como é óbvio, Vanessa não se referia à parafernália de bijugangas alusivas aos Jogos Olímpicos ou à bijuteria das lojas de imitações que existem a cada esquina nas ruas de Pequim. Apesar de jovem, Vanessa apontava claramente, a quatro anos de distância, o objectivo de conquistar uma das três Medalhas Olímpicas em jogo na sua modalidade.

Quem acompanha o desporto português não está muito habituado a ver este tipo de confiança expressa com tanta clareza e com tanta antecedência. Mais, quem está atento a estas coisas e analisa o desempenho quatro anos vovidos de quem profere este tipo de afirmações, não lhes dá grande atenção, pois sabe que são proferidas a quente, na emoção de uma performance positiva, mas ainda não totalmente conseguida. É que, geralmente, elas não se costumam concretizar.

Por isso mesmo, valeu a pena ter feito o despetador trabalhar às 3:00h para assistir, em directo, à concretização da profecia de Vanessa Fernandes. Foi emocionante ver a jovem Vanessa dominar a prova durante os percursos de natação e ciclismo e depois assistir à forma como soube ler os sinais da concorrência e defender, com determinação, a medalha que os Deuses lhe haviam reservado para hoje. Com pena dela, não temos a menor dúvida, Vanessa percebeu, pouco depois de calçar as sapatilhas para os últimos dez quilómetros que ainda não era hoje que o ouro lhe adornaria o peito. Ainda a vimos tentar lutar contra isso, o que denota a sua determinação e valentia. No entanto, Vanessa sabe que o tempo corre a seu favor e que novas oportunidades surgirão. Sabe também que a Prata conquistada é um prémio fantástico e que colocará, apenas aos vinte e dois anos, o seu nome entre os melhores de sempre do desporto nacional.

Hoje, mais do que estar feliz por ter visto o meu país conquistar a sua primeira medalha nestes Jogos Olímpicos, estou feliz por saber que a Vanessa está feliz. Mais do que ninguém, ela merece esta medalha!

No comments:

 
Free counter and web stats