Tuesday 16 June 2009

As férias e os treinos

A conjugação dos treinos com as férias, sendo aparentemente fácil, acaba por tornar-se, muitas vezes, numa tarefa bem complicada. À primeira vista, pode pensar-se que por estarmos de férias ficamos com a vida mais "folgada" o que nos liberta tempo para nos dedicarmos às coisas de que mais gostamos. Em teoria isso é verdade, mas na prática nem sempre assim acontece.
No meu caso recente, estive cerca de duas semanas em viagem a Inglaterra, tendo feito um percurso que incluiu viajar de carro e em ferry boat. No caso do ferry boat, tratou-se da travessia do golfo da Biscaya, entre Bilbao e Portsmough, uma viagem com a duração de cerca de 28 horas! Tratando-se de um barco que não tinha ginásio, é fácil de ver que houve mais de dois dias em que fiquei, só por isso, impedido de correr!
Para além disso, as viagens de automóvel retiram-nos muito tempo e fazem-nos acumular algum cansaço, o que não ajuda muito à disponibilidade para correr.
De qualquer forma, consegui correr quatro vezes (uma em Espanha e três em Inglaterra), num total de 52 Km. Fiquei um pouco aquém daquilo que tinha programado, mas jão não foi mau!
Quanto à experiência de correr em Inglaterra há duas coisas que gostava de partilhar. Por um lado a confusão que é andarmos nos passeios com o trânsito a fluir ao contrário do que estamos habituados. É complicado enfrentar os cruzamentos, pois nunca sabemos bem para que lado olhar quando temos de atravessar a estrada, o que nos causa algum receio. Por outro lado, confesso que fiquei um pouco mal impressionado com a pouca cortesia dos condutores de automóvel para com os corredores de estrada. Não me tendo acontececido nada de especial (felizmente), acabei por ter um ou outro pequeno susto porque me deparei com condutores que, tendo-me visto e sabendo que eu iria atravessar a estrada (em cruzamentos e em zonas de "passadeira"), não davam a prioridade que eu contava receber (e, diga-se, a que estou habituado nos locais por onde tenho corrido). Não sei se foi azar meu, mas sinceramente estava a contar com outra atitude.

2 comments:

Unknown said...

Sobre o tema do Post, Desejo-te já boas ferias

João Paulo Meixedo said...

Também acabado de chegar da ilha, devo dizer-te que consegui treinar duas vezes (às 6:30 da matina; não fui de férias) e que foram dos mais belos treinos que já fiz, ao longo das escarpas de uma terrinha na Cornualha. Vai ao meu tasco ver a as fotos que tirei no segundo treino.
Abração,
JP

 
Free counter and web stats