Monday 24 August 2009

Marisa Barros


Depois do excelente resultado dos maratonistas portugueses, também a nossa representante na prova feminina esteve ao seu melhor nível, alcançando uma brilhante 6º lugar final, com o tempo de 2h26m50.
Tal como tinha acontecido com a prova masculina, assisti a toda a corrida pela televisão. Por aquilo que vi, creio que a Marisa Barros fez uma prova inteligente, conseguindo dosear as suas energias de forma magistral, o que lhe permitiu acabar em crescendo.
Na primeira metade da prova não houve grandes oscilações de ritmo, o que fez com que chegassemos à meia maratona com cerca de 30 atletas no grupo de frente. Nessa fase a Marisa esteve sempre entre as primeiras, mostrando uma corrida fácil o que nos ia alimentando a esperanças de uma boa prova. Esta toada de corrida manteve-se até perto dos 30 Km, quando a atleta russa Nailiya Yulamanova decidiu atacar, rompendo completamente o grupo e fazendo a primeira grande selecção de valores. Marisa soube defender-se, sendo das primeiras a deixar o grupo, optando por continuar a um ritmo mais estável, o que acabaria por ser compensado no final.
O resultado de Marisa Barros foi lido por muita gente como sendo "surpreendente". Pessoalmente, e apesar da dificuldade em prever o resultado das maratonas, já o esperava, pois esta atleta tem demonstrado uma enorme qualidade atlética e mental. Depois da auspiciosa estreia na Maratona do Porto/2007 com uma excelente marca que lhe valeu mínimos para Pequim, Marisa teve um desempenho honroso nos Jogos Olímpicos e fez um "tempo-canhão" em Sevilha, já este ano, o que a colocou, à terceira tentativa na distância, na galeria das melhores portuguesas, só superada pela Campeã Olímpica Rosa Mota e pela Campeã Mundial Manuela Machado. Para além disso, Marisa, talvez pelas vicissitudes de uma vida dura e difícil, mostra uma garra e uma capacidade de luta invulgares. Foram estes dois ingredientes, para além de uma boa orientação técnica, assugurada pelo experiente Prof. António Ascenção, que produziram o resultado de ontem e que fazem com que possamos sonhar com um título europeu no próximo ano e, quem sabe, com alguma coisa especial em Londres/2012.

3 comments:

Rui Pena said...

Boas Miguel...


Acho bem esta tua notícia a dar enfase ao desempenho dos/a maratonista/s portugueses. Também foram momentos de grande alegreia que acompanhei na televisão... Foram os desempenhos mais supreendentes dos portugueses neste mundial. A Marisa Barros esteve muito, muito bem, mas era algo mais espectável para quem a acompanha... surprendente foram os homens.

Abraço,

Rui

joaquim adelino said...

Bem observado amigo Miguel. Eu subscrevo o comentário na totalidade, já a conheço há muito tempo, a Susana chegou a fazer parte com ela na Selecçao Nacional de Júniores de Cross em algumas provas de júniores no estrangeiro. Vai ter certamente uma carreira de sucesso.
Um abraço.

António Almeida said...

Olá Miguel
os nossos maratonistas estiveram todos muito bem, claro a Marisa esteve ao mais alto nível, um 6º lugar em Mundiais só está ao alcance de grandes atletas, como é o caso.
Também a prova dos homens foi uma lição de como conhecendo as limitações se deve correr uma maratona, os 3 estiveram excelentes e à beira do pódio.
Fiquei também muito feliz pelo bom desempenho de todos os atletas portugueses presentes em Berlim, claro com alguma pena(muita mesmo) pelo desempenho da Naide mas para mim continua a ser uma grande atleta e que eu admiro imenso.
Continuação de bons treinos e até um dias destes.
Cumprimentos à família.

 
Free counter and web stats