Friday 26 February 2010

Duatlo


Soprado pelo meu amigo Miguel Torres, descobri que no dia 28 de Março vai decorrer na vizinha cidade da Póvoa de Varzim uma prova de Duatlo. Se nada de anormal acontecer até lá conto inscrever-me e participar na prova, fazendo assim uma incursão numa modalidade diferente.

Apesar de tudo, este não será o primeiro Duatlo em que participo. Há muitos anos, naquilo que poderia chamar de "primeira encarnação" no mundo das corridas, participei num Duatlo, também na Póvoa de Varzim, corrido na freguesia de Aguçadoura, terra do conhecido (e na altura em forte alta) Manuel Zeferino. Não sei ao certo em que ano isso terá acontecido, mas creio que terá sido entre 1987 e 1990.

Recordo-me que a prova era composta por 5 Km de corrida, seguidos de 40 Km de ciclismo e terminava com novos 5 Km de corrida. Sem treino de ciclismo e, já nessa altura, com pouco treino de corrida, enchi-me de coragem e inscrevi-me. No início ainda fiz boa figura no primeiro segmento de corrida. No ciclismo foi a desgraça total, já que fui ultrapassado por quase todos os restantes atletas. A corrida final essa foi penosa, tendo terminado com muitas dificuldades e num honroso último lugar! De qualquer forma cumpri o objectivo que era o de participar e chegar ao fim!

No dia 28 lá estarei e, com outra preparação, conto fazer melhor figura!

Antes disso, ainda vai haver tempo para correr a 10ª meia maratona da minha "carreira". Vai ser no dia 7 de Março, na XX Edição da Meia Maratona «Cego do Maio», prova que, curiosamente, também vai ter lugar na Póvoa de Varzim.

6 comments:

luis mota said...

Olá Miguel!
Avizinha-se uma jornada dupla na Póvoa do Varzim. Que tudo corra bem.
Tenho de experimentar o Duatlo. Apesar de treinar as modalidades , corrida e ciclismo, nunca efectuei nenhum.
Bom fim-de-semana,
Luís mota

Mark V said...

Olá Miguel,

Lá estarei na Meia Maratona Cego do Maio, uma meia de boa memória para mim! D

Quanto ao Duatlo ainda vou treinar mais um pouco bicicleta antes de entrar numa prova.

Grande abraço

Mark

MT said...

Não te esqueças do capacete!

MPaiva said...

Miguel,

Desta vez espero não ter necessidade de correr com um capacete do tamanho de uma criança de 5 anos, como aconteceu no triatlo do ano passado!
Pelos vistos o pior vai ser mesmo arranjar uma bicicleta de BTT!

abraço
MPaiva

Anonymous said...

Olá Miguel!!!
Não te esqueças de treinar as transições, ou seja a passagem da corrida para a bicicleta e vice versa, é muito importante.
1 abraço
José Narciso

MPaiva said...

Narciso,

Curiosamente fiz isso mesmo no treino de hoje e fiquei algo animado, pois:
- Jão não andava de bicicleta há muito tempo e correu bem melhor do que eu esperava;
- A transição da primeira corrida para a bicicleta correu tal como esperava, ou seja, sem grandes problemas;
- A transição da bicicleta para a última corrida correu muito melhor do que eu esperava, pois consegui manter um bom ritmo na fase final.

Acredito que com mais uns treininhos vou conseguir sair-me sem fazer muito má figura!

abraço
MPaiva

 
Free counter and web stats