Sunday 28 February 2010

Os treinos e o relógio

Não sei se consciente ou inconscientemente, a verdade é que o principal companheiro que tenho nos treinos acaba por ser o... relógio. Quando treino no ginásio, em cima da passadeira, controlo o andamento da máquina de acordo com o treino que pretendo fazer. Ora, isto mais não é do que andar a correr ao sabor do relógio. Nos treinos em estrada, e principamente depois de ter aderido à tecnologia GPS, costumo olhar constantemente para o relógio, controlado assim os andamentos.

Sabendo disso, decidi que hoje seria diferente. Quando saí de casa obriguei-me a uma enorme contenção, já que a intenção era a de não olhar, uma única vez que fosse, para o regógio. O percurso estava decidido e a única coisa que pretendia era correr de forma confortável para chegar bem ao final dos 30 Km previstos.

Com algum sacrifício, a verdade é que consegui cumprir com o objectivo. Praticamente até ao final não olhei para o relógio e apenas bem perto do fim dei uma espreitadela com o objectivo de acertar a distância de forma a terminar com 30 Km certos.

Agora que o treino já terminou, vejamos então, por curiosidade, quais foram os andamentos. Reparem só nos tempos por cada 5 Km:
Primeiros 5 Km - 24:12
Segundos 5 Km - 23:49
Terceiros 5 Km - 23:55
Quartos 5 Km - 23:52
Quintos 5 Km - 25:07
Últimos 5 Km - 25:15

O tempo total foi de 2.25:31 e a regularidade, com a excepção da penúltima légua (em que tive de enfrentar grandes subidas sem as correspondentes descidas) e a última (em que senti uma enorme quebra nos últimos 2 Km), foi muito grande. Por isso mesmo acabo por chegar à conclusão de que o relógio é muito importante, mas se deixarmos o corpo seguir as suas regras, os resultados também serão bons!

5 comments:

António Almeida said...

Olá Miguel
muito interessante e a conclusão que tiras até pode estar certa mas o que é certo é que estás em grande forma.
Agora diz-me, treinos de 30 kms, temos maratona no horizonte?
Boa semana.
Grande abraço.

luis mota said...

Olá Miguel!
A máquina está mais do que afinada.
Regularidade em 30 km. Na meia da Póvoa irás colher os “frutos”.
Continuação de boa preparação.
Luís Mota

MPaiva said...

António,

A minha vida não anda lá muito fácil para participar em provas. Só para dar uma ideia, infelizmente vou ter de desistir de ir à Meia Maratona da Póvoa no próximo sábado. De qualquer forma estou a treinar bem e o meu objectivo é estar preparado para, a qualquer momento, poder fazer uma maratona.
Para este ano o sonho é correr Melides-Tróia. Até lá, e uma vez que vou faltar no próximo fim de semana na Póvoa, vou ver se consigo criar as condições para compensar com a Meia Maratona de Lisboa!
Se conseguir eu aviso-te e pode ser que nos encontremos por lá!

abraço
MPaiva

joaquim adelino said...

Grande treino amigo Paiva, e grandes notícias também que acabo de ler, Meia de Lisboa e fundamentalmente Melides/Tróia. Espero que a rapaziada aí do Norte apareça em força lá em Melides, gostava imenso de os encontrar lá.
Entretanto a Maratona Carlos LOpes é já dia 11/4, aceito a companhia, ao meu ritmo, claro.
Abraço.

MPaiva said...

Joaquim,

Essa da Maratona Carlos Lopes no dia 11 de Abril acabou de me dar uma ideia bem maluca! Vamos deixar passar mais uns dias e depois digo-lhe alguma coisa!

abraço
MPaiva

 
Free counter and web stats