Wednesday 14 April 2010

O artista de telenovela


Durante a Corrida dos Sinos, ia eu por volta dos 4 km de prova, quando vejo um atleta a correr, envergando a T. Shirt oficial da Maratona do Porto de 2009. Amarela e com o logotipo da prova estampado nas costas é uma peça difícil de passar despercebida.

Fui-me aproximando dele até que ficamos a par. Olhamo-nos, mas eu não o conhecia. Ele, simpaticamente mete conversa.
- Ola Paiva! Vocês são como os artistas de telenovela. Nós todos vos conhecemos, mas vocês não conhecem ninguém!

Cumprimentei-o e lá conversamos um pouco. Rapidamente percebi que era leitor do Maratonista. Disse-me que era do Porto, ou mais concretamente de S. Mamede de Infesta. A geografia tem destas coisas. Se estamos em Mafra, temos de dizer que somos do Porto, sob pena de não sermos compreendidos. Se estamos no Porto, temos de dizer que somos de S. Mamede de Infesta a bem da verdade.

Depois da breve conversa segui com a minha prova e ele com a sua. No final chegamos com tempos semelhantes e despedimo-nos com a certeza de que nos voltariamos a encontrar numa prova qualquer.

"Artista de telenovela". Quem diria que um blog haveria de ter este tipo de consequências!


NOTA - Este post fica ilustrado com a figra de Odorico Paraguaçu, a mais fascinante personagem da história das telenovelas brasileiras.


ADENDA - Onde se lê S. Mamede de Infesta deve ler-se Senhora da Hora. Sendo próximas uma da outra e ambas pertencentes ao concelho de Matosinhos, este lapso não deixa de ser imperdoável. As minhas desculpas.

5 comments:

Anonymous said...

Olá Miguel
engraçado que no ano passado em Mafra também fui reconhecido pelo blog por um companheiro de corridas.
Aproveito para te felicitar pela presença em Mafra, tive pena de não ir mas este ano, na linha do que tenho feito, priviligiei uma prova em que nunca tinha participado e perto de casa, claro acima de tudo em que queria participar.
Quanto ao Odorico estou completam ente de acordo contigo, grande telenovela (Bem-Amado), ainda e sempre tão actual...
Grande abraço,
António

Anonymous said...

Boas.


só um pequeno reparo sem importancia que não altera o simpático post. Sem menosprezo para essa simpática e vizinha terra S. Mamede de Infesta, eu sou da senhora da hora.
Que caso não saibam, desde o ano passado é cidade!
E a propósito de telenovelas, o actor Tony Ramos que deve ter praí uns 60 anos, recentemente iniciou-se nas corridas e já fala em fazer fazer uma maratona.

boas corridas a todos

Anonymous said...

Boas.


só um pequeno reparo sem importancia que não altera o simpático post. Sem menosprezo para essa simpática e vizinha terra , eu sou da senhora da hora.
Que caso não saibam, desde o ano passado é cidade!
E a propósito de telenovelas, o actor Tony Ramos que deve ter praí uns 60 anos, recentemente iniciou-se nas corridas e já fala em fazer fazer uma maratona.

boas corridas a todos

João Paulo Meixedo said...

he pá, deixa-me tocar-te. :)
Só uma nota: não será Baguim do Monte?
Vê-se logo que és da Póvoa.

joaquim adelino said...

Este é um grande problema que encontramos quase em todas as provas, compreendo perfeitamente a citação, eu pessoalmente fico sem jeito, falarem para mim e dizerem também o nome e eu não os conhecer... e isto passa-se 1... 2...3 vezes, só receio é que tirem ilações incorretas pela nossa santa ignorância.
Parabéns Miguel pela excelente prova, eu conheço bem o percurso, e por isso sei valorizar o resultado alcançado.
Abraço.

 
Free counter and web stats