Wednesday 7 April 2010

Correr de cinto

No passado domingo lancei-me ao desafio de mais um treino longo. O objectivo eram os mesmos 30 Km que tinha feito um mês antes.
Sozinho, e quando já faltava pouco para as 09.00h da manhã, fiz-me à estrada. Quando olhei para a janela, depois de acordar, o tempo parecia bom. Com base nessa ideia, fui de t.shirt e calções, mas a primeira meia hora custou um pouco, pois estava bastante frio. Depois, e já com o sol mais alto, a temperatura subiu um pouco (ou seria por eu já estar bem aquecido!!!) e não voltei mais a sentir frio.
A minha intenção era fazer uma corrida confortável, sem exageros no andamento, de forma a conseguir chegar ao final em boas condições e sem a brutal quebra que tinha experimentado nos últimos 2 Km há um mês.
Acreditando que o principal problema seria o facto de, nessa altura, ter corrido sem fazer qualquer abastecimento, decidi comprar há dias um cinto de maratonista, que estreei. Para além das 3 garrafas com água (deveria ter levado as 4...) levava uma saqueta de gel (que tinha sido oferecida no saco final na Corrida das Lezírias) que estava previsto ser ingerido perto dos 20 Km.
Como era a primeira vez que corrida com este adereço, estava um pouco curioso por saber se o mesmo iria trazer algum desconforto à corrida. Felizmente não senti que a corrida tivesse sido perturbada pelo cinto. Ao invés, foi muito bom ter podido hidratar-me durante o esforço (o que não costumava fazer) o que, reconheço, me prejudicava.
A consequência desta melhor gestão do esforço fez-se sentir de forma evidente no rendimento do treino. Acabei os 30 Km em 2h22m36s (média de 4:45/Km), fazendo a primeira metade (sempre plana) em 1h12m12s e a segunda (com duas e difícieis subidas) em 1h10m24s. Apesar de tudo, voltei a sentir que os dois últimos quilómetros me custaram um pouco, embora tenha conseguido manter um ritmo na casa dos 4:50/Km.
Nos próximos tempos quero continuar a fazer uma ou duas vezes por mês estes treinos longos e insistir bastante na habituação a uma adequada hidratação e alimentação. Para além do gel, já comprei umas barritas energéticas que irei experimentar brevemente. Vamos ver se consigo educar o meu estômago a aceitar "trabalhar" enquanto corro, pois sinto que esse tem sido um dos meus principais pontos fracos e que me tem trazido alguns dissabores.

6 comments:

Fernando Andrade. said...

Olá Miguel
conheço a experiência e, principalmente com calor, vale a pena usar o cinto em corridas longas. Nunca o fiz no treino porque entendo que durante a preparação devemos habituar-nos à "contrariedade", mas concordo que a hidratação é fundamental, tanto em treino como em prova.
Mas já tenho feito maratonas em que chego ao fim com os "frascos" cheios, pois quando os abastecimentos são suficientes não há necessidade de utilizá-los.
Por outro lado, no treino, não podemos contar com abastecimentos, pelo que faz mais sentido levá-lo.
Vou por ti :

Se fizer treino comprido
De duas horas ou mais
É melhor ir prevenido
Com um cinto de água e sais.

Ricardo Baptista said...

olá Miguel,
Eu também costumo levar hidratação nos treinos, é muito bom e não sinto que atrapalhe.
Tenho um cinto parecido onde levo as barritas e os géis principalmente para as provas, porque para os treinos uso mesmo os bidons (tipo bike). Um cinto que consegue levar um bidon, ou levo o bidon na mão com uma pega especial da camelbak, ou as duas coisas e levo dois bidons. E se for treinos de trail "no desconhecido" sou adepto da mochila...
Bons treinos e hidrate-te bem.

LuisCosta said...

Viva,
Bom treino, muito bom!
Isso é a optimização do método- uma fase bem avançada da ciência que estuda as maratonas :)
um grande abraço
Luis Costa

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Um óptimo treino Miguel!

Beijinho e continuação. Com abastecimento pois claro

Ana

Mark V said...

Olá Miguel,

Excelente treino! Média por Km assinalável o que demonstra a tua crescente subida de forma.
O cinto é óptimo, embora eu tivesse (tenho) a ideia de que baloiça bastante.É uma boa sugestão para adquirir no futuro

1 abraço

Jorge Ramiro said...

Esse cinto é muito necessário para todas as pessoas que correm maratonas. Eu sou um corredor de maratona e eu tenho um pet shop, mas treino todos os dias.

 
Free counter and web stats