Monday, 12 July 2010

Corrida pelo Desporto Limpo


Correu-se ontem a primeira edição da Corrida/Caminhada pelo Desporto Limpo, uma nova prova que entra no calendário com a chancela da RunPorto. Com uma distância curta (de 7 Km) a prova apresenta-se com o propósito de chamar gente nova às corridas o que, a avaliar pela primeira edição, foi conseguido. De acordo com os dados da organização foram mais de 5.000 aqueles que estiveram na manhã de ontem em Matosinhos para se entregar à corrida/caminhada.

Continuando numa "fase negra" em termos de dedicação aos treinos, lá me apresentei sem outras ambições senão as de me integrar na festa e de gozar com aquele ambiente fraternal que as corridas sempre proporcionam. Em termos competitivos sabia que não era possível alcançar bons tempos.

Integrado na longa coluna de participantes, comecei bem atrás, o que causou algumas dificuldades no início, pois tive de ultrapassar muita gente no primeiro quilómetro, que foi percorrido em 4:47. A partir daí, e já com a possibilidade de correr sem ter de, constantemente, ultrapassar atletas mais lentos, decidi correr a um ritmo na casa dos 4:30/km. O objectivo era o de conseguir correr em ritmo adequado às minhas capacidades actuais de tal forma que não sentisse uma quebra na parte final, como me tem acontecido nas últimas experiências.

Como a prova era curta e o percurso totalmente plano o objectivo foi cumprido sem grandes dificuldades e até deu para forçar um pouco no último quilómetro, que foi cumprido em 4:17. Acabei com 31:37 para os 7.000 metros exactos do percurso, cumprindo assim com o objectivo inicial.

Quanto à prova em si penso que foi um grande sucesso, pois contou com a adesão de muita gente (notava-se a presença de muita gente "nova" nas corridas) e que se divertiu bastante. Aliás, a alegria dos participantes era bem notória nas faces de todos, seja pelas sensações individuais de cada um, seja pela alegria de integrar a imensa coluna azul (cor das camisolas do patrocinador oficial da prova) que tingiu as ruas de Matosinhos.

7 comments:

Fernando Andrade. said...

Olá, Miguel
Boa Prova a que fizeste, pois não é fácil "furar" uma massa compacta de 5000 e ainda por cima numa distância tão curta.
Em conversa com o Jorge Teixeira, já tive conhecimento que foi grande o sucesso alcançado com esta nova Prova e isso augura bom futuro para a modalidade.
Grande abraço.
FA

António Almeida said...

Olá Miguel
apesar da "fase negra" estiveste muito bem.
Que pena não te ter em Melides.
Abraço.

Rui Pena said...

Vá lá Miguel... é tempo de retomar isso.

Há muita gente a querer baixar das 3:30 na Maratona do Porto. E já há promessas de marcações cerradas entre a malta. Junta-te a nós...


Abraço,

Rui

Rui Pena said...

Vá lá Miguel... é tempo de retomar isso.

Há muita gente a querer baixar das 3:30 na Maratona do Porto. E já há promessas de marcações cerradas entre a malta. Junta-te a nós...


Abraço,

Rui

joaquim adelino said...

Aproveito para lhe enviar um forte abraço e desejar que as coisas melhorem em termos de treinos. Já que Melides fica adiado é tempo de a Maratona do Porto começar a dar os primeiros passos. Eu vou estar lá e espero ver aquela malta amiga aí do Norte a meu lado na linha de partida.
Um abraço.

luis mota said...

Olá Miguel!
A malta do Norte está a regressar o que é bom sinal.
Aproveito para te felicitar pelo belo regresso à competição.
Grande abraço,
Luís mota

João Paulo Meixedo said...

Só de imaginar esse rimo já me dói o tendão ;)
Grande abraço.

 
Free counter and web stats