Monday 12 July 2010

Corrida pelo Desporto Limpo


Correu-se ontem a primeira edição da Corrida/Caminhada pelo Desporto Limpo, uma nova prova que entra no calendário com a chancela da RunPorto. Com uma distância curta (de 7 Km) a prova apresenta-se com o propósito de chamar gente nova às corridas o que, a avaliar pela primeira edição, foi conseguido. De acordo com os dados da organização foram mais de 5.000 aqueles que estiveram na manhã de ontem em Matosinhos para se entregar à corrida/caminhada.

Continuando numa "fase negra" em termos de dedicação aos treinos, lá me apresentei sem outras ambições senão as de me integrar na festa e de gozar com aquele ambiente fraternal que as corridas sempre proporcionam. Em termos competitivos sabia que não era possível alcançar bons tempos.

Integrado na longa coluna de participantes, comecei bem atrás, o que causou algumas dificuldades no início, pois tive de ultrapassar muita gente no primeiro quilómetro, que foi percorrido em 4:47. A partir daí, e já com a possibilidade de correr sem ter de, constantemente, ultrapassar atletas mais lentos, decidi correr a um ritmo na casa dos 4:30/km. O objectivo era o de conseguir correr em ritmo adequado às minhas capacidades actuais de tal forma que não sentisse uma quebra na parte final, como me tem acontecido nas últimas experiências.

Como a prova era curta e o percurso totalmente plano o objectivo foi cumprido sem grandes dificuldades e até deu para forçar um pouco no último quilómetro, que foi cumprido em 4:17. Acabei com 31:37 para os 7.000 metros exactos do percurso, cumprindo assim com o objectivo inicial.

Quanto à prova em si penso que foi um grande sucesso, pois contou com a adesão de muita gente (notava-se a presença de muita gente "nova" nas corridas) e que se divertiu bastante. Aliás, a alegria dos participantes era bem notória nas faces de todos, seja pelas sensações individuais de cada um, seja pela alegria de integrar a imensa coluna azul (cor das camisolas do patrocinador oficial da prova) que tingiu as ruas de Matosinhos.

7 comments:

Fernando Andrade. said...

Olá, Miguel
Boa Prova a que fizeste, pois não é fácil "furar" uma massa compacta de 5000 e ainda por cima numa distância tão curta.
Em conversa com o Jorge Teixeira, já tive conhecimento que foi grande o sucesso alcançado com esta nova Prova e isso augura bom futuro para a modalidade.
Grande abraço.
FA

António Almeida said...

Olá Miguel
apesar da "fase negra" estiveste muito bem.
Que pena não te ter em Melides.
Abraço.

Outwit the devil rushed! said...

Vá lá Miguel... é tempo de retomar isso.

Há muita gente a querer baixar das 3:30 na Maratona do Porto. E já há promessas de marcações cerradas entre a malta. Junta-te a nós...


Abraço,

Rui

Outwit the devil rushed! said...

Vá lá Miguel... é tempo de retomar isso.

Há muita gente a querer baixar das 3:30 na Maratona do Porto. E já há promessas de marcações cerradas entre a malta. Junta-te a nós...


Abraço,

Rui

joaquim adelino said...

Aproveito para lhe enviar um forte abraço e desejar que as coisas melhorem em termos de treinos. Já que Melides fica adiado é tempo de a Maratona do Porto começar a dar os primeiros passos. Eu vou estar lá e espero ver aquela malta amiga aí do Norte a meu lado na linha de partida.
Um abraço.

luis mota said...

Olá Miguel!
A malta do Norte está a regressar o que é bom sinal.
Aproveito para te felicitar pelo belo regresso à competição.
Grande abraço,
Luís mota

João Paulo Meixedo said...

Só de imaginar esse rimo já me dói o tendão ;)
Grande abraço.

 
Free counter and web stats