Monday 29 August 2011

Programa Nacional de Marcha e Corrida

Descobri este fim de semana o Programa Nacional de Marcha e Corrida quando brincava com os meus filhos no Parque de Jogos em Vila do Conde e vi lá colocada uma placa alusivo ao mesmo.

Curioso, fui ao site e obtive mais alguma informação, que, mesmo com alguma desactualização, nos esclarece sobre os objectivos do programa e a sua organização.

Apesar de me parecer uma realidade ainda pouco divulgada, fico muito satisfeito pela existência deste programa e ainda mais por saber que o meu município já a ele aderiu. Enquanto cidadão que gosta de desporto, sempre defendi que o país deveria fazer uma aposta na massificação da prática desportiva, ajudando e incentivando as pessoas a fazer desporto. Naturalmente que aprecio especialmente os esforços desenvolvidos no fomento do meu desporto preferido, mas acho que ideias destas devem alargar-se, pois as portas da prática desportiva devem existir noutras modalidades.

Neste caso concreto, desejo o maior sucesso para o trabalho que está a ser desenvolvido em vários pontos do país e especialmente em Vila do Conde. Já agora, deixo uma sugestão:
- Não será que o horário disponível para acompanhamento técnico às segundas e terças das 11.00h às 12.00h e às sextas das 16.00h às 17h é pouco convidativo, por exemplo, para quem trabalha? Que tal arranjar uma alternativa ao sábado de manhã ou num dia de semana após as 18.00h?

4 comments:

Fernando Andrade. said...

Esta questão que colocas, Miguel, é o grande busilis do programa.Mas há ainda outra coisa.
Estamos perante um programa nacional apenas enquanto ideia, pois para ser posto em prática têm os municípios que aderir. Sem isso não funciona. E não devemos esquecer que a grande maioria dos municípios têm o seu próprio programa de fomento desportivo, muito anterior à implementação deste. E não me parece que vão abdicar dos projectos que têm vindo a alimentar para aderir a esta nova ideia. É que isto também terá os seus custos, que não serão fáceis de suportar nos tempos que correm. Ajuda o facto se rtratar de um programa sem fins competitivos, mas a verdade é que a corrida lúdica(ou caminhada)já vem sendo contemplada na grande maioria das provas existentes.
Em suma: parece-me que se trata de um programa útil, mas tardio e que, no fundo, no fundo, não traz nada de novo ao panorama da Corrida em Portugal. Tive oportunidade de assistir à apresentação do Programa pelo prof. Paulo Colaço, numa das assembleias gerais da FPA e, logo na altura me pareceu um bocadinho "morno" e altamente dependente de quem já o vinha a fazer à sua maneira.
Bo... Já me estendi demais.
Mas se na Póvoa o município aderiu, pois que o trabalho seja profíquo.
Grande abraço, Miguel

MPaiva said...

Amigo Fernando,

Quando o sentido é o correcto, é melhor pouco do que nada.
No caso deste programa, e para já, para além daquilo que referi, parece-me que se trata de um projecto muito pouco divulgado (só soube dele porque vi a tal placa).
Vamos acreditar que as coisas podem correr bem e esperar mais algum tempo e ver se os resultados aparecem.

abraço
MPaiva

Nota - Fruto da proximidade geográfica, há muita gente que confunde a Póvoa de Varzim com Vila do Conde, mas podes acreditar que são realidades bem distintas!

Fernando Andrade. said...

Xiii... Desculpa Miguel, ter trocado Vila do Conde com Póvoa de Varzim, pois sei perfeitamente que és de Vila do Conde.
Concordo contigo, quando dizes que é melhor pouco do que nada.
Quanto à divulgação...lá está... uma boa divulgação tem que ser bem paga e, mais uma vez, estão a contar que sejam os municípios a fazê-la e na esmagadora maioria, não me parece que estejam dispostos a fazê-lo.

Abraço, Miguel
e vê lá se nos encontramos na Maratona do Porto.

Fernando Andrade. said...
This comment has been removed by the author.
 
Free counter and web stats