Sunday 16 September 2012

Já está!

Depois da Maratona do Porto, de Novembro do ano passado, não tinha voltado a competir até hoje. O regresso aconteceu na Meia Maratona Sport Zone, que esta manhã animou as ruas da ribeira do Porto e de Gaia.

Os meus objectivos para a prova eram modestos. Apenas com um mês de meio de treinos a valer, não seria de esperar um grande desempenho. Apesar disso, decidi testar a minha forma, desistindo de fazer, tal como nos dois anos anteriores, um treino de 10 km antes da prova para dessa forma realizar um treino longo.

Interiormente tinha definido que iria tentar andar num ritmo confortável e, se possível, o mais "encostado" possível aos 4:30/km. Pouco depois de começar percebo que esse objectivo seria um pouco ambicioso, pelo que me deixei seguir a rolar entre os 4:35 e os 4:40/km. Passei aos 10 km em pouco mais de 46 minutos e isso animava-me bastante.

Esse ritmo constante manteve-se até aos 15 km de prova, o que coincidiu mais ou menos com o retorno na ponte do Freixo. Depois disso, já ligeiramente cansado, com o sol mais forte e algum vento contrário no caminho para a meta, o ritmo caiu cerca de 10 segundos por quilómetro, mas de qualquer forma sempre muito estável, com excepção do quilómetro em que tive de parar para apertar a sapatilha!

Acabei a prova com o tempo de 1h38m50s, um resultado que me deixa bastante satisfeito, até porque acabei em boas condições físicas e sem sentir demasiado desgaste. Estive a ver a  classificação e o meu nome não aparece! Sei que tinha o chip bem colocado, mas alguma coisa deve ter funcionado mal...

Bom, depois de superado este teste, vamos continuar a preparar a Maratona do Porto, pois estamos ainda a meio do caminho traçado!

2 comments:

NS said...

Parabéns Miguel por regressares ao uso de dorsais :)

E o resultado obtido, numa perspectiva de preparação, aponta para uma boa maratona.

Continuação de bons treinos!

NS

MPaiva said...

Obrigado, Nuno!

MPaiva

 
Free counter and web stats