Tuesday 25 September 2012

Opções

No meu plano de treinos para a Maratona do Porto há um conjunto de 3 semanas que são muito muito importantes, dependendo da forma como me sentir nesta fase, a estratégia que irei adoptar na prova. Essas semanas são a semana que passou, esta e a próxima.

Para além dos treinos da semana, em que intercalo séries e fartlek's com treinos recuperativos, os longos dos fins de semana são especialmente importantes, pois sinto que me ajudam muito, seja na solidificação da minha capacidade de resistência, seja também na confiança, o que nestas coisas conta bastante.

No passado fim de semana tinha previsto fazer o treino longo de 30 km no sábado, e depois participar no domingo numa prova que se realizou na vizinha cidade da Póvoa de Varzim, e que liga esta a Vila do Conde, onde vivo. Sem objectivos de tempo para esta prova de 10 quilómetros, a ideia era ter um pequeno teste competitivo que me permitisse avaliar a minha capacidade de recuperação.

Infelizmente, as coisas não aconteceram como eu tinha planeado. Um jantar com os colegas da escola primária na sexta-feira à noite (comemorando os 35 anos de entrada para a 1ª classe), um momento particularmente emocionante e que, como seria de prever, terminou muito tardiamente, não me deixou em condições para levantar cedo e fazer o treino previsto para a manhã de sábado.

Ora, não tendo treinado no sábado, havia que decidir o que fazer no domingo. Vou à prova de 10 km fresco e testo assim a minha forma mais a sério? Faço um semi-longo antes da prova e depois corro os 10 km? Desisto da prova e aposto no treino longo com mais calma?

A minha decisão foi por esta última hipótese. Entre um treino longo, feito com a calma que ele justifica e um teste competitivo de 10 km, preferi o treino longo. Comecei antes das 8:00h e acabei os 30 quilómetros 2h36m depois, tendo enfrentado muito vento contrário na parte final do treino, mas acabando em boas condições e muito animado com as sensações que tive.

Por mais que queiramos tudo, há momentos em que temos de escolher, e neste caso falou mais alto o grande objectivo que é a Maratona do Porto.

No comments:

 
Free counter and web stats