Tuesday 26 August 2008

28 Km

Fiz este último Domingo o meu primeiro treino longo para a Maratona do Porto. Ao todo, foram 28 Km em piso de alcatrão, totalmente plano (o cenário foi o do costume, a marginal entre o Castelo de Vila do Conde e a Póvoa de Varzim).
Fazendo atletismo há muito tempo, esta foi a primeira vez que corri, de uma só vez, mais do que meia maratona (21 Km) seguida. Quer em provas, quer em treinos, a distância da meia maratona era algo familiar e com a qual me sentia confortável, pois tinha como garantido que, com mais ou menos sacrifício, a conseguia fazer. No entanto, certamente por uma questão psicológica, correr mais do que 21 Km seguidos parecia, na minha cabeça, algo muito difícil e que me causaria fortes dificuldades. Pelo menos, era essa a ideia que eu tinha.
Bom, a verdade é que o treino correu muito bem. Fi-lo acompanhado até aos 15 Km, distância a partir da qual segui sozinho por indisponibilidade de tempo do meu parceiro de treinos dominicais.
O tempo final para os 28 Km foi de 2h22m37s, o que faz uma média pouco superior a 5:05/Km, com uma pulsação média de cerca de 152 batimentos por minuto, sendo que cerca de 80% do tempo estive abaixo dos 80% do limiar de esforço cardiaco.
Tendo corrido num ritmo bastante confortável até aos 21 Km (não sei se por influência da tal distância psicológica), senti algum desgaste nos últimos 7 Km, tendo chegado ao final algo fatigado. Não era nada que me impedisse de continuar (não garanto por quantos mais Km ao mesmo ritmo), mas era algo que dava para sentir, essencialmente nas pernas. De qualquer forma, foi um cansaço que ao final da tarde já estava praticamente ultrapassado, o que me deixou bastante satisfeito.
Quem se está a preparar para a primeira Maratona, como é o meu caso, e ouve falar tanto na história do "muro dos 32Km", o esforço que fiz nos últimos Km fez-me ter uma ideia vaga do que isso possa ser.

A conclusão que tiro é a constatação deque fiz um treino em ritmo controlado e que, caso fosse mantido ao longo de uma Maratona completa, me daria a possibilidade de fazer um tempo final na ordem das 3h35m. Como ainda faltam 2 meses para o grande dia e ainda estou apenas a um terço do plano de treinos definido, acho que é animador!

2 comments:

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Não aches. É que é mesmo animador.

Força nesses treinos e vais ter uma estreia magnífica no dia 26 de Outubro. E eu estarei lá para te ver chegar!

Um beijinho e continuação dessa garra.

Ana Pereira

MPaiva said...

Obrigada pelo estímulo!

 
Free counter and web stats