Wednesday 13 August 2008

Dúvidas


O meu treino para a Maratona do Porto continua em bom ritmo. Este mês ainda não chegou a meio e já levo mais de 110 Km de treinos, o que é substâncialmente mais do que alguma vez fiz na vida.
Em termos físicos tenho-me sentido bem, havendo apenas uma ligeira dor no calcanhar esquerdo, que sinto no início dos treinos, mas que vai desaparecendo à medida que vou aquecendo. Não é nada de especial, com toda a certeza.

Como é óbvio, e para quem não tem experiência, há uma normal dúvida sobre o tipo de treino a realizar: será que é esta a formula que mais se adequa às minhas caracteristicas?
Como referi, estou a seguir o Plano de Treinos sugerido pelo Jorge Teixeira no site oficial da Maratona do Porto, tendo optado pela proposta dos atletas que pretendem alcançar um tempo final entre as 3h30m e as 4h00m. No entanto esse plano de treinos deixa alguma margem para ser adaptado a cada pessoa. No meu caso, surgem-me as seguintes dúvidas:
- "Rolamento de 45 minutos" - O que é um "Rolamento" correcto? É correr a que velocidade? A velocidade deve ser a mesma num "Rolamento" de 45 minutos e num "Rolamento" de 2 horas? E depois, a velocidade do "Rolamento" deverá ser a mesma ao longo de todo o período de preparação, ou deve ir progredindo à medida que vamos conquistando melhor forma e que nos vamos aproximando da data da corrida? Para já, tenho feito "Rolamento" a uma média de 5:15/Km. Estarei a ir bem?
- "Séries" - Qual a velocidade que devo imprimir nas "Séries" prescritas? Devo dar o máximo? Devo correr a uma velocidade que consiga manter no total de repetições, contrariando assim a tendência para correr as primeiras mais rápidas do que as últimas?

Enfim, são dúvidas de principiante, mas que talvez alguém consiga ajudar a responder!

2 comments:

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Bom... sabes que em cada português há um treinador, principalmente de bancada. Eu de bancada não sou, mas treinador também não.

De facto não há métodos infalíveis ou que se possam aplicar a toda da gente com o mesmo resultado. O indivíduo continua a ser indivíduo e por muito bom que seja o plano de treinos, e/ou o treinador, haverá sempre adaptações a fazer em função do indivíduo.

Palpites não dou (só se pedires) mas posso perfeitamente indicar-te uma página onde encontrarás, não um outro plano - que lá está - (até porque plano já tu tens) mas várias informações para o estreante na Maratona, que muito provavelmente acharás de interesse. Para além de outros planos, que podes também tentar comparar com o que segues. Talvez tires as tuas próprias conclusões, ou talvez só te levante mais dúvidas. Acho que é capaz de ser mais esta última, pois conclusões só depois da Maratona, e nessa altura só poderás usufruir dessas tuas próprias conclusões na tua 2ª Maratona. E por aí fora. A isso chama-se experiência. Que hoje não tens (de Maratona)

Aqui deixo a página, é entrar em Atletismo e ir escolhendo o item de interesse:

http://pwp.netcabo.pt/cm.fonseca/index.html

Só um palpite pequenino: Não te preocupes muito com o tempo que vais fazer. 3h29m será excelente, mas 4h02m também. Qualquer destas marcas(ou outra qualquer) ter tornarão Maratonista! Essa é que é a verdade.

MPaiva said...

Obrigado pela informação, que me pareceu bastante interessante.
Para além da teoria (que é importante conhecer), é muito importante o autoconhecimento e a experiência, pois só assim seremos capazes de ir descobrindo a preparação que melhor se adapta a nós próprios.

 
Free counter and web stats