Friday 22 August 2008

Portugal

Até à Medalha de Ouro conquistada por Nelson Évora o país maldizia a plenos pulmões a comitiva olímpica portuguesa. Palavras como "malandros", "preguiçosos", entre outras, eram usadas abundantemente para criticar a falta de resultados dos nossos atletas e a forma como alguns se expressaram publicamente.
Entendo que esse coro de críticas é injusto e totalmente desadequado. Considero-o mesmo lamentável e uma das expressões mais claras da falta de cultura desportiva dos portugueses. Com isto não quero desculpar algumas palavras desadequadas que foram proferidas por atletas menos preparados para lidar com a sociedade mediática em que vivemos ou mesmo a forma menos aplicada como um ou outro possa ter encarado a competição. De qualquer forma são casos isolados que não justificam, nem de longe, aquilo que tem sido dito publicamente.

Hoje, as coisas mudaram um pouco. Depois da Medalha de Ouro, um notável feito de Nelson Évora, o clima está bastante mais amenizado e até parece que as coisas, afinal, nem correram tão mal assim. De qualquer forma, há hoje um facto que explica, claramente, a razão pela qual Portugal tem a competitividade olimpica que tem e consegue os resultados que consegue. A verdade é que os portugueses não gostam nem percebem de desporto. É essa a razão pela qual não ganhamos mais medalhas. Querem que explique porque digo isto?

Ela aqui está:


O jornal desportivo que mais vende em Portugal, no dia posterior à conquista da quarta Medalha de Ouro em Jogos Olímpicos da história do desporto português dá o principal destaque da primeira página a... um jogador de futebol que tem para transmitir ao mundo uma absoluta banalidade: "Darei tudo para ser campeão".
Se o povo que acompanha o desporto em Portugal está mais interessado em saber que um jogador espanhol, conhecido por ser um falhado por onde tem passado, vai dar tudo para ser campeão do que em saber todos os pormenores quanto à prova de um atleta que acabou de SER Campeão Olímpico, penso que está tudo dito.

2 comments:

Lénia said...

Boa noite,

Não é a primeira vez que leio um post sobre este tema, já o meu amigo João Rita, no seu blog, o comentou.

Parabéns, porque é daquelas realidades que parecem passar despercebidas, já estamos tão habituados à mediocridade, não é? E mais uma vez alguém o pôs por escrito.

Apenas um pormenor mas que diz muito sobre este povo, que eu tanto amo, mas que tanto precisa d aprender, ou de reaprender (aliás como tantas outras nações).

Bem-vindo ao meu círculo de companheiros da corrida.

MPaiva said...

É sempre bom receber novos amigos neste meu "cantinho" virtual! Venha sempre que quiser, pois a "porta" está aberta.
Boas corridas!

 
Free counter and web stats