Ontem, Domingo, fiz mais um treino. Autorizado pelo fisioterapeuta, fiz 10 Km de corrida, rolando entre o Castelo de Vila do Conde e as Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim. Dando sequência ao que tem sido a evolução que venho sentindo, a corrida correu bem, pois as dores abdominais ou dos musculos interiores da coxa praticamente não foram sentidas. Apesar disso ainda sinto que há alguma "coisa" naquela zona do corpo... Só por curiosidade e para vos deixar com "inveja", apenas digo que terminei a corrida com um fantástico mergulho nas águas do Oceano Atlântico, na Praia da Sra. da Guia, que me soube maravilhosamente!
No final do tratamento de hoje (21ª primeira sessão) recebi luz verde para dar mais um passo na minha recuperação: vou passar a incluir um treino de corrida a meio da semana, elevando assim a carga para duas sessões semanais de 10 Km. São bons sinais que partilho, com satisfação, com os meus amigos de quem tenho recebido reconfortantes mensagens de incentivo nesta fase difícil.
Nestas breves corridas que tenho feito há uma coisa que ontem senti e que é algo que, para além da lesão em si mesma, me custa bastante: a sensação de perda de forma. Ontem corri 10 Km em terreno totalmente plano e sem vento. Fiz 50 minutos e terminei o treino com a mesma sensação de cansaço que sentia há 2 meses quando corria a mesma distância em 43 minutos! É uma sensação bastante desagradável, deixando-me a pensar que muito do trabalho que fiz foi por água abaixo, o que me obrigará a recomeçar quase desde o início.
É desagradável, mas como dizia o outro, "é a vida"...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
8 comments:
Olá Miguel
Pois a perda de forma... sei bem o que isso é. Quando por algum motivo paramos e depois recomeçar não é pêra doce. No entanto, não é nada que tu não recuperes na "boa", pois com a tua persistência e resistência já demonstrada, num "instantinho" vais estar de novo no teu melhor, e provavelmente até a lutar e a conseguir melhores marcas, fruto de uma melhor forma!
Continuação das melhoras e ai... esse mergulho depois do treino deve ter sabido...
Um beijinho desde a margem sul do Tejo
Ana Pereira
Olá amigo Miguel
A sua satisfação também é a nossa, é sempre bom receber boas notícias e que as coisas vão-se compondo.
É natural a frustação pela perda de forma, mas deve ver isso como um sinal secundário, porque neste momento não é isso que mais importa. Vai ver que dentro em pouco já aí está junto de nós outra vez.
Agora começa a ter a possibilidade de dar 2 mergulhos por semana e depois por aí adiante, é por isso que eu gosto de ir treinar de vez em quando para a Costa da Caparica, é a única ocasião em que estou disponível para dar um mergulho no mar e depois do treino.
continuação das melhoras, com um abraço.
Olá Miguel,
Rapidamente vais ganhar forma, não vai ser assim tão dificil como parece agora, porque só corres uma vez por semana, quando passares as limitações e voltares às corridas habituais é mais rápido, muito a tempo das 3h20m na maratona do Porto...
Quanto ao mergulho, não me deixas com inveja, eu moro numa ilha... onde a temperatura mais fria da água do mar é acima dos 16º e aí?
A temperatura da água do mar deve andar por volta dos 15/16... É um friozinho saboroso que ajuda a recuperar os musculos depois do treino!
abraço
MPaiva
Olá Miguel!
Tudo se encaminha para o regresso à normalidade.
Agora é preciso ter calma. O teu princípio de época é agora. Esse cansaço é normal é o “Principio da reversibilidade do treino”. Um período largo sem carga leva a perder capacidades. Contudo com a implementação da carga adequada (específica) poderás elevar as capacidades mais rapidamente (3 a 5 meses).
Grande abraço,
Luís Mota
Olá Miguel
Já foi tudo dito ( e o Mota utilizou até linguagem toda xpto para fazer juz à situação - um abraço, Mota) e "tiraram-me as palavras da boca". Mas é claro que eu só iria dizer que, os km feitos antes da pausa, "estão lá" e o recomeço não é como o começo.
Temos Miguel.
Grande Abraço.
FA
Ola Miguel
Andas meu sumido. Ja nao apareces mais pelo meu blog. Estou com saudades.
Fico feliz que estas a caminho de uma recuperação total. Agora é so ter calma pois logo logo você estará de voltas as corridas.
Boa sorte amigo
Abraços,
Sandra
Olá Miguel
Força na recuperação para começar em força os treinos.
Obrigado pelo comentário deixado, ja so faltam 3 semanas e alguns dias para o dia D.
Vamos ver se tudo corre como previsto.
Um abraço e rapidas melhoras
Post a Comment