Tuesday 19 May 2009

Triatlo da Póvoa de Varzim

Num daqueles momentos de loucura a que todos estamos sujeitos, fiz ontem a minha inscrição na I edição do Triatlo da Póvoa de Varzim. A prova vai acontecer no dia 31 deste mês e realiza-se na versão curta, integrando os seguintes segmentos:

- 300 mt de Natação
- 8.700 mt de Ciclismo
- 2.200 mt de Atletismo

A minha apetência para o Triatlo é praticamente nenhuma. É sabido que gosto muito de correr, mas não sou grande entusiasta do ciclismo e praticamente não sei nadar. Esta última razão fez com que nunca me tenha sentido tentado a experimentar esta nova modalidade.

Apesar de tudo, decidi inscrever-me. O papão da natação acabou por não me assustar demasiado, pois o segmento é efectuado na piscina da Póvoa de Varzim e a distância é de apenas 300 mts o que sendo pouco para quem está habituado a nadar, é muitíssimo para mim. Acreditem que só me inscrevi depois de ter lido no Regulamento Técnico da Federação de Triatlo que é possível parar a meio do segmento de natação (desde que não se progrida com os pés no fundo da piscina)! Por outro lado a prova vai realizar-se na vizinha cidade da Póvoa de Varzim e não tem custos de inscrição. Finalmente, fui espicaçado por um amigo que ontem me desafiou a participar.

Nos próximos dias irei tentar perceber como funciona o triatlo. Em primeiro lugar tenho de encontrar uma forma de nadar "vestido", pois os regulamentos impedem de o fazer de "tronco nu". Depois, vou ter de estudar a forma como me irei equipar para os restantes segmentos e como se processam as transições. Para além disso, tenho de arranjar uma bicicleta emprestada, pois não tenho nenhuma.

Enfim, esta será uma "aventura" na qual espero divertir-me bastante, pois as ambições desportivas resumem-se à esperança de não ficar em último lugar!

12 comments:

Ricardo Baptista said...

Miguel,
Faz-se bem. Não te preocupes com a transição, não te esqueças é de meter o capacete. Eu utilizava uma t-shirt de licra, mas há roupa própia.
Vais gostar.
Boa prova.

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Que grande coragem Miguel! Assim é que é! Quem me dera a mim.

E desde que não te afogues, vais ver que ainda ficas cliente... e dizem os que sabem que quem experimenta... fica!

Bons treinos

Ana Pereira

Mark V said...

Olá Miguel

Se cá estivesse (vou de férias precisamente dia 31) era bem capaz de alinhar também! Nesse caso tendo em conta que na natação sou quase um autêntico prego ao fundo não ficavas em último de certeza!
Assim sendo desejo-te boa sorte !

Abraço

joaquim adelino said...

Amigo Miguel
Parabéns pela iniciativa, assim está bem se é para a diversão vanos a isso.
6 voltas à piscina a nadar é obra, eu só conseguia fazer por fora, mas a correr.
Nem uma consigo fazer.
Força e boa sorte.
Abraço.

Nuno said...

oi Miguel desejo uma estreia com exito e dentro do objectivo proposto.
Também ando com vontade de comprar uma bicicleta e aventurar nessas lides, quer o triatlo ou o duatlo.
Boa sorte
abr

Ricardo Baptista said...

Miguel,
Disseram-me que a melhor roupa para o triatlo é da onda, marca aí da tua terra. (ou estou a fazer confusão?)
Na volta até te dão um patrocínio...

MPaiva said...

Ricardo,
A marca Onda é, efectivamente, uma marca portuguesa de uma empresa de Barcelos (P&R Têxteis). Patrocinou a nossa missão olímpica em Pequim, pelo que não creio esteja interessada em investir num atleta do meu calibre!
abraço
MPaiva

BritoRunner said...

Desejo-te uma boa experiência desportiva.

JCBrito

F MARINHO said...

A PISCINA DA POVOA (VARZIM LAZER)TEM 50 M DE COMPRIMENTO E SÓ TENS «PÉ» NOS TOPOS, POR ISSO SE PARARES FÁ-LO PRÓXIMO DAS BANDEIRAS(A 5M DA PAREDE)POR SERES BEM ALTO, SENÃO, ATRAPALHAS-TE...
F MARINHO. PS-CONSULTA O REGULAMENTO, EM CADA 100 M TENS QUE SUBIR AO CAIS DA PISCINA E ENTRAR MAIS À FRENTE . NÃO VOU PORQUE VOU PARTICIPAR NAS CARRILHEIRAS DE MONTALEGRE ONDE ME INSCREVI ANTES DE SABER DESTE TRIATLO DE DIVULGAÇÃO. FELICIDADES

MPaiva said...

Obrigado pelas dicas Prof. Marinho! Este fim de semana vou passar pela piscina e vou tentar experimentar!

abraço
MPaiva

Fernando Andrade. said...

Amigo Miguel

O Triatlo é divertidíssimo.
Entre 1997 e 2004 estive inscrito na Federação de Triatlo e até fui vice-campeão Veterano2 (a crise que ia na modalidade!!!).
Experimentei e fiquei "agarrado" e muitas estórias ficaram por contar, pois ainda não havia esta "moda" dos foruns ou dos blogues.
Mas, no "mundo da corrida" ainda cheguei a abordar o assunto em:

http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/showthread.php?t=2963&page=3.

Se quiseres copia o link dá uma olhadela. Está lá o relato do meu primeiro triatlo (supersrint,claro) em Vila Nova da Barquinha. Tomei-lhe o gosto e pronto...até cheguei a fazer 2 ou 3de distância olímpica, mesmo nadando muito mal.
É muito interessante.
Vais gostar.
Grande abraço.
FA

Mariana said...

Olá MPaiva!
Espero que a tua prova te corra bem.
Vais ver que te vais divertir. Experimentar coisas novas é sempre uma grande aventura!
Cumprimentos para ti e para a tua família

 
Free counter and web stats