Acaba hoje o terceiro mês da minha preparação para a Maratona do Porto.
Este foi um mês em que, de um modo geral, me senti bem e em que consegui treinar sem grandes limitações físicas (a excepção foi a constipação). O meu principal receio, que é a possibilidade de sentir alguma "recaída" da pubalgia, não se concretizou. Com isso tenho vindo a ganhar alguma confiança, embora tenha de reconhecer que ainda não me sinto completamente liberto desse "fantasma".
Face à preparação que tenho conseguido fazer, diria que estou numa forma próxima daquela em que me sentia há um ano atrás. A minha reacção nos treinos, nomeadamente nos longos, faz-me acreditar que, se a prova fosse hoje, talvez fosse capaz de conseguir um tempo idêntico ao de 2008, mas não acredito que conseguisse melhorar. De qualquer forma ainda faltam mais de 5 semanas, pelo que as coisas ainda podem evoluir. Por isso mesmo o importante é continuar a treinar e só mais em cima do dia da prova serei capaz de formular um prognóstico mais concreto.
Como habitualmente, aqui ficam alguns números que resumem este mês de treinos:
- Nº. de treinos: 18
- Nº. de dias de descanso: 12
- Nº. de Km percorridos: 239,1 Km
- Nº. de treinos longos: 3
- Tempo de corrida: 19h 07m 50s
- Tempo médio por Km: 4m 48s
- Treino mais longo: 30 Km (duas vezes)
- Treino mais curto: 8,2 Km
Entretanto aguardo com alguma curiosidade pela participação na Meia Maratona de Ovar, no dia 5 de Outubro. Será a primeira Meia Maratona que irei correr no ano 2009 e um bom teste para testar a minha reacção em competição.