Monday, 21 September 2009

Constipação

Ontem era dia de treino longo. O plano dizia-me que deveria correr 30 Km. Para cumprir esse objectivo tinha desenhado um percurso entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim de acordo com o qual faria os primeiros 2/3 em estrada bastante plana e deixaria para os últimos 10 Km a parte pior, com muito paralelo e rampas longas e ingremes.

Quando me deitei na noite de sábado já sentia uma ardência na garganta, sintoma de uma arreliadora constipação que parece estar a atacar todos lá em casa. Infelizmente quando acordei confirmei isso mesmo, pois a garganta estava ligeiramente pior.

"Animado" por este estado de coisas lá me equipei e às 08.30h fiz-me à estrada. O dia estava muito bonito, com um sol radioso a iluminar o céu. Com o João Ferreira lesionado, fiz o treino sozinho.

O andamento de corrida foi sempre muito estável até aos 22 Km. Rolei sem dificuldades a um ritmo entre os 4:45/Km e os 4:55/Km, com a pulsação sempre abaixo dos 150/Min. Nesta fase, e porque costumo ter dificuldades em assimilar bebidas isotónicas e afins, aproveitei para testar a toma de gel energético, o que fiz aos 17,5 Km, altura em que bebi meia garrafa de água (das de 33 cl). Correu bem e não senti nenhum desarranjo estomacal ou intestinal.

Com o treino a correr lindamente, sem sentir problemas devido à constipação, e com a sensação de força nas pernas, ataquei a parte final, que incluia várias subidas bem inclinadas, a primeira das quais com cerca de 1 Km. Nessa fase o ritmo baixou um pouco, mas senti-me muito satisfeito com a forma como consegui reagir.

Esse sobe e desce fez com que os últimos 10 Km fossem corridos em cerca de 50:30 para acabar o treino com 2h28m. Para dar por findo o meu melhor treino longo de sempre aproveitei a maré baixa da Praia da Senhora da Guia para um retemperador banho que me soube muito bem (nessa altura já nem me lembrava da constipação).

E já só faltam 47 dias para a Maratona do Porto!

10 comments:

António Almeida said...

Olá Miguel
se constipado fazes um treino desses nem imagino o que vais fazer no dia 8 de Novembro.
Continuação dessa garra.
Abraço.

João Paulo Meixedo said...

Ganda treino, pá.
Em grande. Eu só fiz um de 10km, ao fim da tarde, e porque o Mark me foi arrancar do sofá.
Hasta.

Ricardo Francisco said...

È caso para dizer : Keep going !
Tou a ver que no Porto a malta vai lá toda bater recordes pessoais !
Força nesses treinos
Abraço

Ricardo Francisco

luis mota said...

Olá Miguel!
Um belo treino. Agora é continuar a preparação até ao dia 8.
Forte abraço,
Luís mota

Ricardo Baptista said...

Grande pedalada…
Por este andar (correr) vais pulverizar os teus recordes na meia e depois na maratona…
Força.
Abraço.

José Alberto said...

Olá Miguel,

Muito bom esse treino. Proveitoso, certamente, e motivador, o que é muito importante.

Continuação de bone treinos.

Abraço

José Alberto

LuisCosta said...

Viva,

Os meus Parabéns e as rápidas melhoras pra atacar esse plano de treinos ao máximo!!!

Abraço

Luís

Mark Velhote said...

Viva Miguel,

Belo treino. Estes 47 dias vão passar a voar!

Continuação de bons treinos!
Abraço

Rui Pena said...

Vamos a isso Miguel...

... grande abraço,

Rui

joaquim adelino said...

Bom treino amigo Miguel.
Aproveito para agradecer a mensagem sobre o casamento da Susana.
Abraço.

 
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