Tuesday, 1 September 2009

Balanço do 2º mês


Acabou ontem o segundo mês da minha preparação tendo em vista a presença na partida para a 6ª edição da Maratona do Porto. Este foi um mês que não correu como eu esperava, pois acabei por treinar muito menos do que tinha planeado.

A primeira quinzena coincidia com as minhas férias. Ora, no treino longo que fiz precisamente no dia 2 de Agosto, acabei bastante cansado e com a sensação de que as dores abdominais da pubalgia estavam de volta. Preocupado, falei com o fisioterapeuta que me aconselhou uma redução do esforço.
Este alerta causou-me bastante desânimo, pois cheguei a colocar em causa a participação na própria maratona. De qualquer forma não "deitei a toalha ao chão" e decidi aproveitar as férias para descansar, suspendendo os treinos de corrida quase durante 15 dias. Durante esse tempo coloquei alguns cenários que espero não seja necessário concretizar, pois a minha vontade é só uma: estar em condições de participar na Maratona!

Com o fim das férias, voltei aos treinos e acabei a segunda quinzena já em bom ritmo e sem dores. Praticamente não fiz treino de séries e dei sempre muita atenção aos exercícios físicos. Para além dos habituais, aproveitei as sugestões do Vitor Dias.

Em consequência disto, o mês acabou por registar um número de treinos bem menor do que o mês anterior e, logicamente, menos quilómetros. Aqui fica o habitual registo:

- Nº. de treinos: 11
- Nº. de dias de descanso: 20
- Nº. de Km percorridos: 168,6 Km
- Nº. de treinos longos: 4
- Tempo de corrida: 13h 38m 56s
- Tempo médio por Km: 4m 52s
- Treino mais longo: 29 Km
- Treino mais curto: 8,2 Km

8 comments:

luis mota said...

Olá Miguel!
Espero que consigas concretizar a tua planificação. A Maratona está ainda longe mas a preparação para a prova rainha, como sabes, é fundamental.
Espero que a lesão não te atormente e que psicologicamente estejas forte, determinado e motivado.
Continuação de boa preparação,
Luís Mota

Rui Pena said...

Olá Miguel,

Apesar de não fazer comentários sempre que venho ao teu blog, fico sempre interessado em saber como te correm as coisas.

Espero que essa lesão seja passado. E que consigas na maratona o que pretendes. Estás muito dedicado à causa e tudo há-de bater certo.

Abraço,

Rui

joaquim adelino said...

Olá amigo Miguel
Espero que isso seja passageiro.
Também estou a tentar debelar uma pequena dor na coxa esquerda, mas não tenho parado, vou ver se isto recupera com os treinos mais suaves que tenho feito pois gostava de fazer a Maratona do Porto na próxima edição.
Continue mas com alguma prudência, nesta fase ainda não é necessário forçar muito.
Um abraço.

António Almeida said...

Olá Miguel
o mês não correu como esperavas mas levas já 2 meses de preparação o que é bastante bom, acho que foi muito sensato da tua parte saber ouvir o "alerta".
Continuação de bons treinos e espero mais uma vez ter o prazer de te ver na linha de partida na Invicta, estou certo que sim ou pelo menos assim o desejo.
Grande abraço.

José Alberto said...

Olá Miguel,

O treino para a maratona é, acima de tudo, uma aprendizagem e uma caminhada no sentido de um auto-conhecimento das nossas capacidaes e também das nossas limitações.

Por isso, o mais normal nestas circunstâncias é nos termos de ir avançando, umas vezes, e recuando, outras, até chegarmos ao equilíbrio.

Ainda faltam dois meses e estou certo de que até lá vai correr tudo como deseja.

Continuação de bons treinos.

Um abraço
José Alberto

João Paulo Meixedo said...

é só ómega3!!
ps.(r) já lá mora ...

Guy de Maupassant said...

Olá!

Boa preparação para a Maratona!!!

Cumprimentos
RM

Mark Velhote said...

Olá Miguel,

Ainda faltam 2 meses (ou já só faltam 2 meses conforme o ponto de vista), mas desejo-te um resto de boa preparação com umas boas horas de ginásio também (embora eu não esteja a seguir muito este conselho no que à ginástica diz respeito)!

Bons treinos

 
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