O primeiro mês da minha preparação para a participação na Maratona do Porto já está terminado. Para quem tiver curiosidade em saber, aqui fica um breve resumo do que foi feito:
- Nº. de treinos: 22
- Nº. de dias de descanso: 9
- Nº. de Km percorridos: 261,82 Km
- Nº. de treinos longos: 3
- Tempo de corrida: 21h 13m 59s
- Tempo médio por Km: 4m 52s
- Treino mais longo: 25,4 Km
- Treino mais curto: 8 Km
Fazendo uma comparação com a forma como preparei as maratonas de 2008 e de 2009, concluo que estou a treinar mais quilómetros do que fiz no último ano e menos do que tinha feito no ano da estreia.
Confesso que esperava chegar a esta fase em melhores condições do que cheguei. De um modo geral tenho-me sentido bastante cansado e, não raras vezes, tenho corrido com o desejo de que o fim do treino chegue rápido. No último domingo, por exemplo, fiz um treino de 25,4 Km (2h13m) e acho que ao fim de 3 ou 4 quilómetros já me sentia cansado e a pensar em terminar.
Esta inesperada dificuldade acaba por ter um lado positivo, já que está a testar a minha motivação e a capacidade de resistir à tentação de "faltar" aos treinos que às vezes me tem assaltado. Este acaba, pois, por ser o aspecto que mais valorizo deste mês de preparação, pois tenho conseguido manter a média de 5 treinos por semana e nunca estive mais do que um dia sem treinar.
Na última semana já comecei a introduzir algumas séries, que este mês se intensificarão. Espero que a reacção do corpo vá melhorando para que consiga assimilar bem o aumento do grau de exigência dos treinos (em qualidade e em quantidade) de forma a voltar a ter a sensação de uma "corrida solta" que ainda não chegou.