Thursday 26 August 2010

O outro lado do sucesso

Nos últimos tempos quem gosta e acompanha o desporto luso tem vibrado com a proliferação de resultados de grande nível que vem sendo conseguido pelos nossos atletas da canoagem.
Desde o abandono do José Garcia (meu conterrâneo e, por acaso, vizinho) que não tinhamos notícias de relevo desta modalidade até à chegada do Emanuel Silva, que de forma surpreendente, conseguiu atingir uma final Olímpica em Atenas, feito cuja repetição viria a falhar em Pequim por escassos milésimos. Entretanto, para além do Emanuel apareceram outros atletas muito jovens que têm conseguido títulos de nível europeu e mundial, feitos esses que têm obtido algum eco na imprensa.
Esta onde de sucesso trouxe-nos, no passasdo fim de semana, o melhor resultado de sempre da canoagem portuguesa, com uma medalha de prata no Campeonato do Mundo (absoluto), feito que foi conseguido pela dupla Fernando Pimenta/João Ribeiro.
Como dizia no início desta prosa, sou dos que vibraram com o feito e que valoriza o desempenho dos nossos canoistas. Embalado, não só por esta medalha, mas pelo conjunto dos resultados, dava comigo a pensar que o trabalho da Federação de Canoagem merece ser aplaudido quando, de repente choco com esta notícia!
Será possível? Haverá explicação para uma falta de senso tão grande como esta?
Bom, mas porque estranhei não ter visto o nome do Emanuel Silva na selecção que esteve no Campeonato do Mundo, surfei um pouco na net à procura de respostas, rapidamente tendo descoberto o blog do próprio atleta. Esteve ausente "por problemas de saúde", como aparece logo no post de abertura, facto que não o impediu de dar os parabéns aos seus colegas.
Curioso por saber mais sobre o Emanuel, fui lendo os seus posts quando me deparo com isto. O texto é de Abril deste ano e transmite uma amargura que não estava à espera de ler.
Desconheço o que se passa na relação entre a Federação de Canoagem e os atletas e o que poderá estar por trás das situações que envolveram o Fernando Pimenta e o Emanuel Silva. Contudo, e como observador atento, parecem-me indícios demasiados de que poderá haver um ambiente menos saudável que, a bem do desenvolvimento da modalidade, deveria ser corrigido.
Será que podemos, de uma vez por todos, aprender a conviver com o sucesso em Portugal?

2 comments:

João Paulo Meixedo said...

Será que o pessoal da Federação alguma vez pegou numa pagaia?

Fernando Andrade. said...

Lá diz a "profecia"

-Canoa, por onde vais, se algum barco te abalroa nunca mais voltas ao cais...

e assim não vais lá, não !

E é com estas leviandades que se dá cabo de uma modalidade em que até temos grandes valores.

 
Free counter and web stats