Sunday 25 April 2010

Uma semana negra

Esta foi uma semana como já não me lembro há muito tempo. Fruto de um conjunto de circunstâncias não consegui correr uma única vez nos últimos 6 dias.

Como calculam, está a custar-me muito "sobreviver" a esta desgraça da qual espero desforrar-me na próxima semana. É que estarei de férias, bem longe de casa e, aparentemente, com algum tempo para correr...

Monday 19 April 2010

Prova do 48º Aniversário do Leões da Lapa FC

Ontem, em dia de conta certa nesta minha passagem terrena, participei na prova comemorativa do 48º aniversário do Leões da Lapa Futebol Clube, simpática agremiação desportiva da vizinha cidade da Póvoa de Varzim.

Para além da prova em que participei, houve corrida para jovens, começando pelo escalão de Pinguins, no qual participou a Joana.

Empenhada em dar o seu melhor, a Joana fez a sua prova com grande determinação, não dispensando a companhia do pai que, ao lado, a acompanhava. A distância total da prova não iria além dos 200 metros, mas foi o suficiente para aquelas crianças darem asas à sua vontade de correr e, dessa forma, se divertirem.

Depois de todas as provas dos vários escalões, chegou a vez da minha prova. O número de atletas não era muito significativo, devendo rondar os 50. Parti atrás e tinha intenção de não forçar muito no início. Apesar dessas boas intenções, constatei que, poucos metros depois de largar, estava praticamente a correr ao lado dos primeiros. Quando olhei para o relógio e verifiquei que estava a correr a um ritmo na casa dos 3:15/Km fiquei "alarmado" e retirei imediatamente o pé do acelerador. Baixei para as casa dos 3:45/Km, mas, mesmo assim eu sabia que era demasiado.

O percurso constava de uma volta pequena (1 Km) e duas voltas grande (2 Km) nas imediações da sede dos Leões da Lapa. No final da primeira volta passei ainda relativamente próximo dos primeiros, mas já os sentia a afastar-se. A partir daí a prova teve pouca história, pois fui rolando na casa dos 4:00/Km, embora sempre a andar mais lento. O segundo quilómetros foi cumprido em 3:53 e o terceiro em 4:03. A última volta já foi feita com algum sacrifício e foi nessa altura que perdi alguns lugares, pois não consegui aguentar o mesmo ritmo no último quilómetro (fiz em 4:14).

Terminei em 34º lugar com o tempo de 20:13 para os 5 Km de prova (o GPS apontou 5,07 Km). Fiquei razoavelmente satisfeito, pois gostaria de ter conseguido ser mais regular, nomeadamente de não ter quebrado tando no último quilómetro. De qualquer forma foi uma bela manhã, na qual registei com grande satisfação o regresso às provas do meu amigo João Ferreira que, depois de uma longa paragem, parece estar a querer voltar à sua boa forma!

Wednesday 14 April 2010

O artista de telenovela


Durante a Corrida dos Sinos, ia eu por volta dos 4 km de prova, quando vejo um atleta a correr, envergando a T. Shirt oficial da Maratona do Porto de 2009. Amarela e com o logotipo da prova estampado nas costas é uma peça difícil de passar despercebida.

Fui-me aproximando dele até que ficamos a par. Olhamo-nos, mas eu não o conhecia. Ele, simpaticamente mete conversa.
- Ola Paiva! Vocês são como os artistas de telenovela. Nós todos vos conhecemos, mas vocês não conhecem ninguém!

Cumprimentei-o e lá conversamos um pouco. Rapidamente percebi que era leitor do Maratonista. Disse-me que era do Porto, ou mais concretamente de S. Mamede de Infesta. A geografia tem destas coisas. Se estamos em Mafra, temos de dizer que somos do Porto, sob pena de não sermos compreendidos. Se estamos no Porto, temos de dizer que somos de S. Mamede de Infesta a bem da verdade.

Depois da breve conversa segui com a minha prova e ele com a sua. No final chegamos com tempos semelhantes e despedimo-nos com a certeza de que nos voltariamos a encontrar numa prova qualquer.

"Artista de telenovela". Quem diria que um blog haveria de ter este tipo de consequências!


NOTA - Este post fica ilustrado com a figra de Odorico Paraguaçu, a mais fascinante personagem da história das telenovelas brasileiras.


ADENDA - Onde se lê S. Mamede de Infesta deve ler-se Senhora da Hora. Sendo próximas uma da outra e ambas pertencentes ao concelho de Matosinhos, este lapso não deixa de ser imperdoável. As minhas desculpas.

Monday 12 April 2010

28ª Corrida dos Sinos - A minha prova

Ontem fui a Mafra correr a 28ª edição da Corrida dos Sinos. Mafra é uma localidade que conheço muito mal, mas da qual tenho, agora, uma excelente impressão. Para além do famoso Convento que ostenta o nome da localidade e que impressiona pela sua imponência (e pelas histórias à sua volta), parece-me justo realçar um equipamento admirável e que fiquei a conhecer. Falo do Parque Desportivo Municipal de Mafra, uma infraestrutura inserida numa área de 22 hectares, que inclui um estádio com pista de atletismo, pavilhão, piscinas, entre outros, tudo acompanhado de espaços verdades bem cuidados, o que nos transporta para um ambiente de tranquilidade e bem estar. Simplesmente fabuloso!

Cheguei a Mafra a cerca de 50 minutos do início da prova, pelo que tratei rapidamente de levantar o meu dorsal e preparar-me para correr. Cedo me apercebi de que esta seria uma prova muito participada, tal era a quantidade de gente que já se avolumava no local. Ainda tentei ver se encontrava caras conhecidas, mas nada...

Fiz um curto aquecimento e poucos minutos antes da hora marcada para a partida juntei-me à coluna que já se preparava para começar a correr. Tentei chegar o mais à frente que pude, mas não era fácil. Simbolicamente ao som do tilintar de um sino, é dada a partida à hora marcada. Os primeiro 500 metros são a serpentear, ultrapassando muita gente e sempre em ritmo pouco intenso, pois não havia muito espaço para correr. Acabei o primeiro quilómetro em 4:20, fruto destas dificuldades. Mais ou menos por esta altura, e quando estavamos prestes a passar defronte do Convento de Mafra, ultrapasso o Fernando Andrade que me sauda. Após uma curta troca de palavras, lá sigo a minha marcha em ritmos que rondavam os 4:10/Km. Era esse o rimo que pretendia impor durante tanto tempo quanto conseguisse.

A parte inicial do percurso era bastante favorável, sendo quase sempre a descer. A certa altura um atleta dirige-se a mim aconselhando-me a refrear o andamento. "Conhece o percurso?", perguntava-me ele. Perante a minha negativa, ele bem me dizia para poupar energia na primeira parte, porque depois iria ser necessário subir tudo.

A verdade é que talvez ele tivesse razão. Depois de ter feito uma boa primeira parte da prova (cerca de 31:30 aos 7,5 km), a segunda foi penosa. Com tantas subidas e vento contra passei a correr a ritmos na casa dos 4:50, sem conseguir reagir. Fui passado por bastantes atletas e, já com algum desalento, apenas me preocupava em andar o melhor que pudesse...

Quando estava terminada a parte da subida voltei a conseguir melhorar ligeiramente o ritmo e, lembrando-me do conselho do Nuno Sebastião, fui buscar as últimas energias para aproveitar a entrada na pista de atletismo do estádio e acabar em bom estilo. Já em plena pista, fz um vigoroso sprint e lá terminei com o tempo oficial de 1h07m03 (1h06m45s no meu relógio) para ser o 295º classificado entre os 1137 atletas que terminaram a prova.


Apesar do desempenho menos conseguido, gostei bastante de ter estado em Mafra e só tenho pena de não ter tido mais tempo para desfrutar melhor de todo o ambiente pré e pós corrida.

PS - Alguém sabe onde encontrar algumas fotos on-line da prova?

Thursday 8 April 2010

III Meeting Blogger

Confirmei esta semana a minha presença no III Meeting Blogger que vai decorrer no próximo dia 16 de Maio na Costa da Caparica. Esta jornada de convívio entre a malta que "produz" e "consome" blogues alusivos à temática das corridas de atletismo vem na sequência das edições de 2008 (em Tomar) e de 2009 (no Porto), mostrando que a partilha de experiências, sensações e conhecimentos que vamos fazendo no mundo virtual cria relações bem fortes e reais. É por isso que gostamos de nos encontrar e estar uns com os outros, convivendo e fazendo o que gostamos que é correr.

A edição deste ano está associada a uma prova especial, já que é relativamente raro haver Meias Maratonas corridas integralmente na praia, como é o caso da Meia Maratona da Areia, prova na qual participaremos e que faz parte da primeira parte do programa do Meeting.

Com a certeza de que esta será uma jornada de inesquecível convívio e franca camaradagem, deixo aqui um apelo à participação de todos os que puderem. Verão que será um tempo muito bem empregue, pois tenho a certeza absoluta que a equipa organizadora, com o incansável Adelino à cabeça, bem coadjuvado pelo Fernando Andrade e pela Ana Pereira tudo farão para que nos sintamos bem!

Para aqueles que, como eu, se deslocarem da zona norte do país deixo a sugestão de um fim de semana em família passado naquela região. Pelo que vi numa curta pesquisa na internet, os hotéis na Costa da Caparica até parecem ter preços acessíveis...

Wednesday 7 April 2010

Correr de cinto

No passado domingo lancei-me ao desafio de mais um treino longo. O objectivo eram os mesmos 30 Km que tinha feito um mês antes.
Sozinho, e quando já faltava pouco para as 09.00h da manhã, fiz-me à estrada. Quando olhei para a janela, depois de acordar, o tempo parecia bom. Com base nessa ideia, fui de t.shirt e calções, mas a primeira meia hora custou um pouco, pois estava bastante frio. Depois, e já com o sol mais alto, a temperatura subiu um pouco (ou seria por eu já estar bem aquecido!!!) e não voltei mais a sentir frio.
A minha intenção era fazer uma corrida confortável, sem exageros no andamento, de forma a conseguir chegar ao final em boas condições e sem a brutal quebra que tinha experimentado nos últimos 2 Km há um mês.
Acreditando que o principal problema seria o facto de, nessa altura, ter corrido sem fazer qualquer abastecimento, decidi comprar há dias um cinto de maratonista, que estreei. Para além das 3 garrafas com água (deveria ter levado as 4...) levava uma saqueta de gel (que tinha sido oferecida no saco final na Corrida das Lezírias) que estava previsto ser ingerido perto dos 20 Km.
Como era a primeira vez que corrida com este adereço, estava um pouco curioso por saber se o mesmo iria trazer algum desconforto à corrida. Felizmente não senti que a corrida tivesse sido perturbada pelo cinto. Ao invés, foi muito bom ter podido hidratar-me durante o esforço (o que não costumava fazer) o que, reconheço, me prejudicava.
A consequência desta melhor gestão do esforço fez-se sentir de forma evidente no rendimento do treino. Acabei os 30 Km em 2h22m36s (média de 4:45/Km), fazendo a primeira metade (sempre plana) em 1h12m12s e a segunda (com duas e difícieis subidas) em 1h10m24s. Apesar de tudo, voltei a sentir que os dois últimos quilómetros me custaram um pouco, embora tenha conseguido manter um ritmo na casa dos 4:50/Km.
Nos próximos tempos quero continuar a fazer uma ou duas vezes por mês estes treinos longos e insistir bastante na habituação a uma adequada hidratação e alimentação. Para além do gel, já comprei umas barritas energéticas que irei experimentar brevemente. Vamos ver se consigo educar o meu estômago a aceitar "trabalhar" enquanto corro, pois sinto que esse tem sido um dos meus principais pontos fracos e que me tem trazido alguns dissabores.

Monday 5 April 2010

É grave...

... e não é nada bonito o que está a acontecer entre uma das Federações Desportivas que aparenta trabalhar melhor na promoção do seu desporto e uma das melhores atletas nacionais.

Nós, que gostamos de desporto, agradecemos que se entendam e deixem estes lamentáveis espectáculos para outras modalidades.
 
Free counter and web stats