Friday 12 October 2012

A corrida está na moda

Num dos últimos fins de semana dois dos principais jornais escolheram para a capa das suas revistas de fim de semana o mesmo tema: a corrida. Um deles foi o semanário Expresso, que escolheu para a capa da sua conhecida revista o título "A febre da corrida", escrevendo como antetítulo a curiosa palavra "Tendência". A outra revista semanal foi a Notícias Magazine, que acompanha as edições dominicais dos diários Jornal de Notícias e Diário de Notícias, do grupo Global Notícias. Nesta revista o título era "A moda da corrida". 
Terá sido certamente uma coincidência, embora acredito que ambos soubessem que o tema estava a ser trabalhado pela concorrência, bastando para isso verificar que algumas das pessoas que deram testemunho sobre o tema o fizeram em ambas as revistas.
Este destaque que foi dado à corrida não acontece por acaso. Em primeiro lugar resulta da constatação de uma evidência: há cada vez mais pessoas a incluir a corrida nos seus hábitos de vida. Isso é bem visível nas nossas ruas, parques, florestas, ginásios, etc. Organizados em grupos de amigos ou clubes ou de forma singular, há hoje muitas mais pessoas a correr do que aquilo que viamos há uns anos atrás.
Em segundo lugar, a sociedade contemporânea está sempre à espera de novas "tendências". A elite que constroi essas tendências alimenta-se em parte da realidade mas também da vontade em definir aquilo que entendem útil à projecção de determinada imagem social perante os outros. Pelos vistos, neste momento eles acharam que a corrida é a nova "tendência" e por isso ditaram que a corrida está na moda. Vai daí, colocaram todos os seus meios em campo para promover adequadamente a corrida e, naturalmente, dar o devido relevo ao facto de eles próprios serem os vanguardistas que dão este belo exemplo à sociedade.
Em terceiro lugar, está naturalmente a componente económica associada ao tema. É muito curioso que ambas as reportagens façam destaque ao aparecimento da primeira loja dedicada exclusivamente à corrida que parece terá aberto na capital do país. Pessoalmente não tenho nada contra isso e até acho positivo que se estimulem as actividades económicas ligadas à corrida, sejam os serviços de quem organiza provas, o comércio de quem vende produtos aos atletas ou mesmo a produção desses produtos em fábricas (infelizmente muito poucos são produzidos no país...).
Para quem gosta da corrida e fica contente que haja mais gente a gostar da corrida, este destaque é positivo. Se houver mais gente a chegar à corrida porque gosta de acompanhar as "tendências" da sociedade, da moda e porque, neste momento "o que está a dar é correr", que assim seja.
Por isso mesmo, caros amigos, quando quisermos convencer alguém a deixar a vida sedentária, para além dos argumentos que tínhamos, já podemos acrescentar mais um: está na moda!


Nota final - Com tanta gente que se dedica à corrida, é (no mínimo) curioso que ambas as revistas - que, relembro, saíram para a rua no mesmo fim de semana - tenham escolhido fotografias da mesma pessoa para ilustrar o tema. No Expresso Andreia Vale aparecia sozinha a correr, enquanto que na Notícias Magazine a mesma Andreia Vale aparecia na companhia de Rita Ferro Rodrigues. De forma subliminar ficamos todos a saber que, no que à (moda da) corrida diz respeito, Andreia Vale é o farol que nos ilumina!

Nota finalíssima - Caro amigo Capela, vê lá se reclamas os direitos de autor à Notícias Magazine, já que plagiaram descaradamente o nome do teu blog para o título da reportagem!

No comments:

 
Free counter and web stats