Monday 22 October 2012

Último teste para a maratona

Já falta menos de uma semana para a Maratona do Porto. É tempo de começar a fazer um balanço da preparação e de ultimar a estratégia para a prova.

No meu caso pessoal, creio que fiz uma boa preparação para esta maratona. Tendo começado apenas no dia 30 de Julho, vou chegar ao dia da prova com cerca de 65 treinos e quase 900 km percorridos. Segui um plano delineado por mim próprio, que privilegiou os treinos longos, sem esquecer algumas sessões de séries e farleks. Só não fiz rampas, que é uma coisa que não gosto mesmo nada!

O último treino longo que fiz, no dia 7 de Outubro, deixou-me duas sensações opostas. Por um lado, fiquei satisfeito por ter conseguido cumprir os 35 km previstos num tempo dentro daquilo que gostaria de conseguir fazer na maratona (à média de 5:00/km). No entanto, fiquei preocupado com a quebra que senti nos últimos 3 quilómetros e por ter acabado com a sensação de que, se tivesse de fazer os 7 km que faltavam para completar a maratona, não só não iria aguentar o mesmo andamento, como talvez sofresse bastante.

Desde esse dia que tenho andado com essa preocupação às voltas na minha cabeça e, depois do que me aconteceu nas edições de 2009 e 2010, decidi fazer ontem um último teste para a maratona. Assim, ao contrário do que estava inicialmente previsto, decidi repetir ontem o treino de 35 km, mas com uma estratégia completamente diferente.

Se no treino do início do mês a estratégia foi a de manter um ritmo constante desde o início, ontem a "táctica" era completamente diferente. Decidi que iria fazer a primeira metade do treino (17,5 km) à média de 6:00/km e a segunda metade à média de 5:00/km. No fundo aquilo que pretendia era testar a minha capacidade para chegar à fase crítica da maratona em boas condições e saber das minhas capacidades para manter um andamento forte no final da prova.

O resultado foi excelente! Completei o treino em 3h08m29s, cumprindo a média definida para a primeira metade e superando largamente a média pretendida para a segunda metade. Melhor do que isso, acabei o treino com a sensação de que conseguiria manter o ritmo por mais alguns quilómetros, talvez os suficientes para chegar aos 42 com força e em crescendo.


Já me disseram que foi um erro ter feito um treino tão longo a uma semana da maratona. Não sei se foi ou não, mas para mim este treino foi muito importante, pois permitiu-me ganhar mais confiança e deu-me a certeza de que tenho todas as condições para conseguir um resultado final muito mais interessante se dominar os ímpetos iniciais.

E já só faltam menos de 6 dias para a Maratona do Porto...

7 comments:

Anonymous said...

Olá Miguel
também sou eu que traço os meus planos de treinos, nos longos para as maratonas costumo começar com uns kms iniciais a 6min/km, uns intermédios a 5:30 e depois termino com uns kms ao ritmo que pretendo na maratona (5min/km), segundo muito do que li e pelas explicações técnicas não acho que seja um mau treino, nas meias que encaixo na preparação o primeiro objectivo é sempre correr confortável e no ritmo pretendido na maratona.
Quanto a teres feito esse treino a uma semana da maratona claro que devia ter sido feito a 3 semanas da maratona mas por outro lado a grande confiança que ganhaste penso será mais importante que respeitar essa norma, no meu caso tenho o meu melhor tempo na maratona (um pouco menos que 3h30) uma semana depois de ter feito os Trilhos dos Abutres (cerca de 30kms bem durinhos, a 1ª edição).
Agora bom descanso, boa semana e uma boa maratona, aposto que vai ser (correr também com a cabeça como sabes faz toda a diferença).
Grande abraço,
António Almeida

Fernando Andrade. said...

Olá Miguel. Folgo em ver que estás afinadinho para a Maratona e não tenho ddúvidas que conseguirás um grande resultado se te libertares da pressão do relógio. Aplica a táctica deste último treino e vais ver que sinda te vai sobrar gás.
Espero encontrat-te por lá, Miguel.
Grande abraço.
FA

NS said...

Miguel,

Assim à primeira vista diria que cometeste um erro em fazer um treino dessa envergadura tão próximo da maratona. Uma semana parece-me curto para uma total recuperação do desgaste provocado em termos de esquelético-musculares pelos impactos de 35 km e pela "energia" roubada às reservas do teu corpo. Mas por outro lado, tal como o António Almeida salienta, o aspecto mental é provavelmente mais importante, por isso, se este treino te trouxe a confiança necessária para enfrentar o desafio no domingo, quem sou eu para questionar.

Agora há que dar descanso ao corpo e apostar na alimentação para regenerar o corpo e repor os níveis de energia.

Abraço,
NS

MPaiva said...

António,

Apesar de todos os treinos e tácticas, creio que ninguém pode garantir, antes de uma maratona começar, como lhe vai correr a prova.
Por isso, é muito bom sabermos bem aquilo que deve ou aquilo que não deve ser feito. Foi exactamente o que quis "tirar a limpo" e espero saber utilizar no dia esta experiência.
Agradeço o teu incentivo e fico com pena de não te ter por cá!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

Fernando,

Sinceramente, sinto que fiz uma boa preparação tendo em conta as minhas limitações de tempo e sei que tenho condições de fazer uma boa prova.
De qualqier forma, precisava de fazer este treino para cimentar esta convicção, pois tinha ficado algo preocupado com aquilo que tinha sentido nos últimos km do último treino longo, o que me fez lembrar as agruras de outras edições...
Lá nos encontraremos, seja a comer massa no sábado ou, pelo menos, à partida para a prova!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

Nuno,

Quando decidi fazer este treino, tinha plena consciência de que corria esse risco. No entanto, pesaram duas coisas para a minha escolha. Por um lado, o sofrimento por que já passei em 2009 e 2010 e a sensação de que poderia passar pelo mesmo se não soubesse gerir andamentos assustava-me bastante. Embora fosse em treino, tinha ficado com essa impressão pelo treino realizado no início do mês. Por outro lado, na maratona que fiz no ano passado em Maio (Blaye - França), fiz também um treino de 34 km no domingo anterior à prova e o resultado da prova foi bom. Aqui foi o lado supersticioso a falar.
No domingo à tarde já te saberei dizer se foi um erro ou não...

abraço
MPaiva

NS said...

Eu percebo-te, mal comparado, a mim também sempre me disseram que era preferivel uma boa noite de sono antes de um exame, e não foi por isso que não deixei de fazer noitadas a estudar na véspera do teste :)

NS

 
Free counter and web stats