Saturday 21 February 2009

Campeonato Nacional de Marcha

Disputaram-se esta tarde os Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética, em Vila Nova de Gaia. Num percurso de 2 Km integralmente na marginal de Gaia, na praia de Salgueiros, em Canidelo disputaram-se provas nas várias distâncias e escalões etários desta disciplina do atletismo.

Confesso que não sou grande conhecedor da marcha atlética nem costumo acompanhar muito esta disciplina. Apesar disso, a extraordinária prestação competitiva da Ana Cabecinha e da Vera Santos dos últimos Jogos Olímpicos fizeram com que ficasse com curiosidade para dar um "saltinho" até Gaia para assistir à prova raínha do sector feminino.

A vencedora acabaria por ser a Inês Henriques com o excelente tempo de 1h30m30s. Até cerca de metade da prova as três principais candidatas (Vera Santos, Inês Henriques e Ana Cabecinha) andaram em grupo. Por essa altura a Ana Cabecinha começou a perder o contacto com as outras duas atletas e ficou fora da corrida. Vera Santos liderava sempre e Inês Henriques acompanhava-a de perto. Andaram assim até à entrada da última volta (18 Km), altura em que Inês Henriques, certamente menos desgastada por ter andado sempre mais resguardada, atacou e ganhou uma vantagem confortável para vender com quase 30 segundos de vantagem. Ana Cabecinha viria cerca de 4 minutos depois, mostrando estar ainda algo distante da sua melhor forma.

À parte desta prova, tive ainda o grato prazer de encontrar o amigo Luis Mota, que acompanhou a sua filha Mariana, que alcançou um excelente 7º lugar na prova de Iniciados Femininos. Para uma atleta que ainda tem mais um ano no escalão este foi um excelente resultado! Vi ainda a Otília Leal, do Entroncamento Runners, que completou a prova de Veteranas Femininas.

Deixo uma última palavra para lamentar o escasso número de atletas que fizeram as provas raínhas. Nos 50 Km masculinos deveriam estar uns 4 atletas em competição. Nos 20 Km femininos haveriam umas 6 ou 7, o que mostra o pouco dinamismo competitivo que esta disciplina tem no nosso país. É pena, pois temos atletas de grande nível mundial.

3 comments:

Mark V said...

Viva Miguel,

Confesso não perceber muito a técnica, além de me parecer bastante exigente fisicamente!

Espero que VN Gaia tenha recebido bem estes atletas, apesar de não ter assistido!

Abraço

luis mota said...

Olá Miguel!
Foi uma bela tarde de Sábado.
Felizmente que nos escalões mais jovens as coisas são diferentes. Foram 54 equipas e 250 atletas na totalidade os anunciados pela organização. Votos de boa recuperação,
Luís Mota

Anonymous said...

olá Miguel!
obrigada pela foto e pelas palavras de incentivo.
Não se vêem muitos atletas nas provas longas de marcha porque são preciso muitas horas de treino e por vezes esse esforço não é compensado porque podem ser desclassificados muito facilmente e outras vezes há tantos atletas que até mereciam ser desclassificados e não o são, mas os juizes não vêem as coisas todas da mesma maneira.
Mas a marcha é uma modalidade muita bonita, é pena ainda ter pouca gente.
obrigado pela sua presença e continue a aparecer nas provas.Porque os espectadores também são sempre poucos.
Bons treinos e melhores corridas...
Otília

 
Free counter and web stats