Acaba hoje o primeiro mês do período de preparação que estou a fazer para a Maratona do Porto. Impõe-se, por isso mesmo, fazer um balanço do tempo já decorrido.
Um dos meus maiores receios na preparação da "operação" Maratona do Porto deste ano relaciona-se com as minhas condições físicas, nomeadamente a forma como me irei sentir depois da pubalgia que tive no início do ano. Depois da fase do tratamento e da retoma da corrida em doses crescentes, mas sem forçar demasiado, aquilo que senti durante este mês deixa-me animado. Não vou dizer que estou a 100%, pois em determinados treinos, nomeadamente os mais longos, parece que sinto alguma coisa na zona que foi afectada. No entanto, não é nada sequer parecido com o que sentia na altura da lesão. Aliás, às vezes penso se não serei eu a dar demasiado "valor" a uma ou outra sensação de dor passageira...
Acredito que esta boa reacção se ficará a dever, também, ao cuidado que tenho tido em fazer sempre uma sessão de alongamentos após cada treino (ainda que não seja muito completa, por vezes) e uma boa carga de abdominais. Espero que as coisas continuem, pelo menos, como até aqui.
Em termos de treino propriamente dito, o resumo aqui fica:
- Nº. de treinos: 21
- Nº. de dias de descanso: 10
- Nº. de Km percorridos: 227,8
- Nº. de treinos de séries: 9
- Nº. de treinos longos: 2
- Tempo de corrida: 18h 24m 22s
- Tempo médio por Km: 4m 51s
- Treino mais longo: 24,2 Km
- Treino mais curto: 8,02 Km
O plano para Agosto é um pouco mais exigente. Veremos como consigo compatibilizar o treino com as primeiras duas semanas, que serão de férias...
ADENDA - Acolhendo a sugestão do José Alberto, e para quem estiver interessado em conhecer ao pormenor os meus treinos de Julho, aqui deixo o plano que tinha traçado e aquilo que realmente fiz.