Tuesday 6 October 2009

Meia Maratona de Ovar - O ambiente


Ir correr a Ovar é diferente de ir correr a outros locais. Logo que se chega à cidade e se percorrem as ruas centrais do burgo percebe-se um ambiente diferente. O corropio de gente desde as primeiras horas da manhã pelas ruas estreitas a levantar os dorsais, a saudar colegas e amigos, e conversar, todos equipados é algo que nos motiva logo. Depois sente-se alguma simbiose com a população local, que nos recebe muito bem e não com a indiferença que tantas vezes sentimos noutros locais.
Creio que o facto de se tratar de uma organização amadora, que mais do que envolver grande patrocinadores consegue o apoio da indústria e comercio local ajuda a que assim seja. Neste caso fico com a sensação de que, uma vez que todos ajudam a pagar um bocadinho da prova, lá acabam por se envolver nela a ajudar a que tudo corra pelo melhor.

Por outro lado, o percurso consegue ter alguns locais onde se aglomeram muitas pessoas que incentivam a apoiam os atletas. Isso acontece especialmente no centro da cidade, nos primeiros 5 Km e no final, mas também na passagem pela praia do Furadouro, numa altura em que os 15 Km de prova já pesam e em que este apoio sabe muito bem.

Esta noção que me parece partilhada pela genaralidade do pelotão faz com que, num fim de semana em que havia a Meia Maratona de Portugal (que até teve transmissão televisiva em directo!), a prova não se tenha ressentido a conseguiu atrair um número idêntico de participantes face ao ano transacto, quando não havia tão forte concorrência.

No comments:

 
Free counter and web stats