Friday 6 November 2009

Maratona do Porto - Balanço da preparação e expectativas


Fiz hoje o último treino incluído no plano de preparação para a 6ª. Maratona do Porto que irá realizar-se no próximo domingo. Foram 30 minutos corridos a um ritmo muito baixo e que mais não visaram senão manter uma certa actividade numa semana que já foi de "descompressão".

Desde o início de Julho, quando "decretei" oficialmente aberta a preparação para a Maratona do Porto fiz quase 70 treinos (incluíndo duas provas) num total de 890 Km de corrida. Pelo meio houve duas semanas em que praticamente não corri (primeira quinzena de Agosto). Este facto demonstra que fiz uma preparação relativamente cautelosa, não tendo abusado em cargas demasiado elevadas como tinha feito, por exemplo, no ano passado.

Neste momento sinto-me razoavelmente bem preparado face às minhas capacidades potenciais e às circunstâncias em que estive envolvido este ano, nomeadamente em termos físicos. Os treinos longos que fiz e que me correram bem e as boas sensações que tive na Meia Maratona SportZone deixam-me com algum optimismo para a prova.

Por isso mesmo, irei lançar a corrida em ritmos que me permitam conseguir um tempo abaixo das 3h30m (correndo a uma média de 4:50/5:00 por Km), gerindo a energia conforme me for sentido. Creio que, neste aspecto, a experiência do ano anterior poderá ajudar alguma coisa, pois o pós-30 Km já não será totalmente desconhecido como era quando corri a minha primeira maratona.

Neste momento a maior preocupação que tenho é com o tempo, pois a perspectiva de existência de vento é algo perturbadora, já que o percurso na zona marginal e ribeirinha exponencia os efeitos negativos para os atletas. Quanto ao resto nada há a temer, pois o que deveria ter sido feito já o foi, restando apenas esperar pelos resultados.

Para finalizar deixo uma palavra de incentivo aos meus amigos que também alinharão na prova, sem me esquecer que lhes devo um agradecimento pelo apoio que me têm dado, especialmente na fase mais complicada por que passei.

9 comments:

luis mota said...

Olá Miguel!
Uma boa preparação para a Maratona.
Depois da lesão, numa altura de boa evolução, conseguiste recuperar e marcar presença na Maratona.
É uma grande e merecida vitória a tua presença. Espero que consigas atingir os teus objectivos no domingo.
Até amanhã,
Luís mota

José Alberto said...

Olá Miguel,

Concerteza tudo irá decorrer bem. Pela maneira como treinou e como venceu a adversidade da lesão bem o merece.

Espero que no domingo à tarde o seu sofá seja demasiado pequeno para tanta alegria.

Abraço

José Alberto

José Capela said...

Olá, Miguel

Acho que bem mereces correr esta maratona depois da arreliadora pubalgia que te apoquentou durante tanto tempo. Mas isso já é passado!

Domingo lá estaremos, com chuva, vento ou o que o S.Pedro quiser, pois o importante é correr a maratona com prazer!

Abraço

José Capela

Susana said...

Olá Miguel, passei para te desejar FORÇA para Domingo, que corra tudo bem, como desejas!
Tudo de bom! FORÇA!
Cumprimentos meus

Ricardo Baptista said...

Miguel,
Eu estou a pensar nesses tempos… Mas é uma coisa muito louca. Não tenho treinos longos suficientes para isso, se o tendão não me chatear conseguia acompanhar-te ate ao km 30. Mas depois…
Por isso vou ver ainda como vai ser…
Pelo menos tenho o meu primeiro objectivo (quase) cumprido.
Mas de qualquer maneira sabes como é:
AGUENTA-TE SEMPRE!

Duarte Gregório said...

boas.
votos duma boa maratona
abraço e b.f.semana

LuisCosta said...

Força para amanhã, boa prova!!

Luis

João Paulo Meixedo said...

Não te esqueças: a prova começa às 11h ... quando começarmos a levar com o vento nas trombas :)

J. Fernandes said...

Força para amanhã, em relação ao vento eu não estou muito preocupado parece que vou ter direito a um abrigo privativo com 1,88m!
Grande abraço
João Fernandes

 
Free counter and web stats