Tuesday 31 August 2010

Agosto - Balanço do 1º mês de preparação


O primeiro mês da minha preparação para a participação na Maratona do Porto já está terminado. Para quem tiver curiosidade em saber, aqui fica um breve resumo do que foi feito:

- Nº. de treinos: 22
- Nº. de dias de descanso: 9
- Nº. de Km percorridos: 261,82 Km
- Nº. de treinos longos: 3
- Tempo de corrida: 21h 13m 59s
- Tempo médio por Km: 4m 52s
- Treino mais longo: 25,4 Km
- Treino mais curto: 8 Km

Fazendo uma comparação com a forma como preparei as maratonas de 2008 e de 2009, concluo que estou a treinar mais quilómetros do que fiz no último ano e menos do que tinha feito no ano da estreia.

Confesso que esperava chegar a esta fase em melhores condições do que cheguei. De um modo geral tenho-me sentido bastante cansado e, não raras vezes, tenho corrido com o desejo de que o fim do treino chegue rápido. No último domingo, por exemplo, fiz um treino de 25,4 Km (2h13m) e acho que ao fim de 3 ou 4 quilómetros já me sentia cansado e a pensar em terminar.

Esta inesperada dificuldade acaba por ter um lado positivo, já que está a testar a minha motivação e a capacidade de resistir à tentação de "faltar" aos treinos que às vezes me tem assaltado. Este acaba, pois, por ser o aspecto que mais valorizo deste mês de preparação, pois tenho conseguido manter a média de 5 treinos por semana e nunca estive mais do que um dia sem treinar.

Na última semana já comecei a introduzir algumas séries, que este mês se intensificarão. Espero que a reacção do corpo vá melhorando para que consiga assimilar bem o aumento do grau de exigência dos treinos (em qualidade e em quantidade) de forma a voltar a ter a sensação de uma "corrida solta" que ainda não chegou.

8 comments:

Outwit the devil rushed! said...

Boa quilometragem... Boa média... Estás bem...

Recordo-me de há um ano ler um post teu em que falavas de uma quilometragem muito superior à minha, o que na altura me deixou preocupado. Este ano estou mais próximo...

Vamos lá ...para superar a "nossa barreira" como deve ser.

Abraço e bons treinos.

Rui

Ricardo Baptista said...

Bons treinos que tens feito. A minha quilometragem anda por volta dos 250 Km em Agosto, mas quero ultrapassar os 300 em Setembro.
Ainda não fiz nenhum longão que valesse o nome, vai ser sábado o primeiro.
Vamos a ver como me sinto, também passei o mês a sentir-me cansado, mas a semana passada já melhorou bastante e ontem no primeiro treino de ritmo também me senti bem.
Com calma e muita dedicação vamos superar a barreira em grande estilo.
E como está o treino de abastecimento?
Bem, este comentário está maior que os posts do meu blog...
Abraço, boas corridas.

MPaiva said...

Rui,

Este ano tu estás com um ritmo de treino que dá inveja! Por isso, estou certo de que estarás mais forte este ano. Veremos se te acompanho!

abraço
MPaiva

MPaiva said...

Ricardo,

Este mês também espero superar os 300 Km. Aliás, estive a fazer umas contas simples e, mesmo em Agosto, bastaria ter treinado em dois dos 5 domingos do mês (em que me "baldei") e já lá teria chegado!
Quanto aos abastecimentos, não falei nisso, mas o cinto de hidratação tem sido um precioso auxiliar. Primeiro porque a quantidade de cada garrafa é absolutamente perfeita para um abastecimento para 5 Km. Nem é demais nem de menos. Depois porque, com isso, tenho-me habituado a tomar um gel a cada 10 Km (acompanhado de água) e a reacção tem sido óptima. Em Setembro vou introduzir as barritas energéticas e a marmelada para ver se me adapto. De qualquer forma estou muito satisfeito com a evolução da reacção ao gel, o que já dará uma boa ajuda na maratona.

abraço
MPaiva

luis mota said...

Olá Miguel!
Uma boa preparação.
A desmotivação poderá ser ultrapassada com provas intermédias de treino e aproximam-se algumas aí no norte (sportzone e Ovar por ex). O calor também é um factor limitativo.
Continuação de boas passadas,
Luís mota

MPaiva said...

Luis,

O problema não tem sido a (des)motivação. O problema é que os treinos não me sairam como gostaria. Como me senti muitas vezes cansado a correr (essencialmente os musculos das pernas) acabava por estar sempre com vontade de acabar os treinos o mais rapidamente possível. Fora isso, a motivação é elevadíssima.
De qualquer forma espero que as coisas melhorem este mês.

abraço
MPaiva

PS - Vens a Ovar ou à Sportzone?

Isabel Faria - beKas said...

Muito bom!
É preciso ter muita força de vontade e um bom plano de treinos.
A continuar assim vais fazer a maratona com "uma perna às costas" ;-)

Bons treinos!

MPaiva said...

Isabel,
É bem verdade que para se fazer uma maratona é necessária muita força de vontade e determinação. Felizmente, essas não faltam. Veremos as pernas...

bjs
MPaiva

 
Free counter and web stats