Monday 8 October 2012

A caminho da Maratona do Porto

Depois do treino de ontem, sinto que terei praticamente "concluído" a minha preparação para a Maratona do Porto. Daqui até ao dia da prova irei reduzir paulatinamente a carga de treinos para chegar ao grande dia nas melhores condições possíveis.

Como referi aqui há algumas semanas, as últimas três semanas foram bastante importantes. Para além de ter elevado a carga de treinos, seja em número de quilómetros, seja em "treinos de qualidade", era importante avaliar a reacção do corpo ao esforço para poder definir a estratégia mais adequada para a prova.

O volume de treinos efectuado foi o seguinte:
3ª semana de Setembro: 73,6 km
4ª semana de Setembro: 98,1 km
1ª semana de Outubro: 83,6 km

Para que tivesse alcançado este volume treino, foram decisivos os treinos longos realizados:

- 30 km, no dia 23 de Setembro, à média de 5:13/km. Este treino decorreu num dia com bastante vento. Correndo eu num percurso do tipo "circuito", apanhei com ele em cerca de metade do percurso, sendo que os últimos quilómetros foram corridos com o vento de frente. Geri bem o esforço, fazendo a segunda metade mais rápida e acabei muito bem.

- 33,75 km, no dia 30 de Setembro, à média de 5:16/km. Foi um treino muito bem conseguido, tendo corrido a segunda metade mais rápida do que a primeira. Acabei sem sentir um grande desgaste físico.

- 35 km, no dia 7 de Outubro (ontem), à média de 5:03/km. Foi um treino corrido em bom ritmo, em que tinha a intenção de conseguir fazer uma média de 5:00/km. À parte os primeiros e os últimos 5 km, estive sempre dentro da média desejada. Apesar de ter sido um treino que dá boas indicações globais, fiquei algo preocupado com a quebra que senti nos últimos três quilómetros (5:25; 5:27 e 5:26) e com a sensação de cansaço muscular que senti nessa parte.

Depois disto o que fazer para a prova? Neste momento ainda não decidi, mas começo a ter a sensação de que talvez seja arriscado começar a prova a pensar no resultado final de 3h30m. Esse era o meu objectivo, mas depois da forma como me senti ontem na parte final, tenho receio do que possa acontecer se forçar demais no início...

4 comments:

NS said...

Quem me dera chegar a esta altura do campeonato com esse lastro de treinos longos! Acho que estás a ser demasiado conservador nas tuas aspirações. Com esses treinos as 3h30 estão mais do que ao teu alcance. Mas sim concordo contigo, os entusiasmos iniciais poderão ser madrastos.

Palavra de ordem: encher o "depósito"!

joaquim adelino said...

Boas notícias amigo Paiva, vamos a ver se desta vez aquele martírio após os 35 kms será vencido. Estou em crer que sim depois de ler aquele cardápio já realizado de treinos. Já não falta muito e vou começar também nela, depois logo se vê no que dá. Abraço

MPaiva said...

Nuno,
O meu conservadorismo é o de quem sabe bem o que é sofrer numa maratona e não quer repetir algumas situações desagradáveis!
Daqui até ao dia ainda vou "ouvir" melhor o corpo e mais em cima de hora decidir o que fazer.
De qualquer forma, sinto que estou a fazer o melhor possível nas actuais circunstâncias e, só isso, já me deixa muito tranquilo!

abraço e obrigado pelo apoio.

MPaiva

MPaiva said...

Joaquim,

Os treinos têm sido em dose suficiente para não haver problemas na prova. Apesar disso, é muito importante manter a "cabeça fria" e não embarcar em aventuras demasiado arriscadas.
Espero encontrá-lo na maratona e, especialmente no final, dar-lhe um grande abraço de agradecimento pelo apoio que sempre me dá e que tão importante é para mim.

MPaiva

 
Free counter and web stats