Monday 15 October 2012

Grande Prémio 11 de Outubro

Disputou-se na noite do passado sábado o Grande Prémio de Atletismo 11 de Outubro, na cidade de S. João da Madeira. A prova é organizada pelos Serviços Sociais do Pessoal da Câmara local e contou com a presença de mais de meio milhar de atletas distribuidos pelos vários escalões.

Estando a caminho da Maratona do Porto, decidi participar nesta prova para fazer um pequeno teste. É uma prova muito curta (apenas 8 km), mas permitia-me ganhar mais algum ritmo competitivo, o que é uma das minhas grandes falhas este ano.

Quando lá cheguei rapidamente percebi que se tratava de uma prova com um perfil muito acidentado, bem do género que eu... não gosto! Para além de ser uma espécie de capital-não-oficial-das-rotundas, S. João da Madeira também tem bastantes subidas e descidas, conforme pude concluir!

Depois de um bom aquecimento, enquanto ia assistindo ao esforço dos mais jovens, posicionei-me na meta para a partida, resguardando-me no fim do pelotão. Ao tiro de partida lá avancei, precisando de alguns metros para poder correr com espaço suficiente.

Os primeiros metros eram sempre a descer. Ao fim de cerca de 400 metros invertiamos o sentido da marcha e começavamos uma longa subida de cerca de 1.000 metros. Logo que inverto reparo que o cordão da minha sapatilha esquerda estava a soltar-se. Ando mais uns metros e ele solta-se pelo que não me resta outra alternativa senão parar para o apertar. Que azelha!

Como estavamos no início, fui ultrapassado por imensa gente. Com o percurso sempre a empinar, vou tentando aguentar o melhor que posso, mas quando chego ao topo da subida o ritmo já era superior a 5:00/km. Depois desta fase o percurso fica plano por alguns metros antes de começar novamente a descer. Na parte plana consigo rolar na casa dos 4:10/km e quando se começa a descer, subo um pouco o andamento. No final da grande descida, e ainda antes de alcançar o terceiro quilómetro, começo a sentir novamente o cordão da mesma sapatilha a soltar-se. Nem acredito na minha idiotice, mas é mesmo verdade. Poucos metros depois ele solta-se mesmo e não há solução: nova paragem para o apertar e mais uma quebra de ritmo e perda de preciosos segundos.

Nessa fase o percurso é plano e consigo andar entre os 4:10 e os 4:20/km. Pouco depois fazemos novamente a grande subida. Vou aguentando razoavelmente e, ao contrário do que me costuma acontecer, não perco muitas posições. Sentia força nas pernas e por isso consegui que o ritmo não caísse tanto como seria de prever.

Depois de vencida essa subida o que faltava já era mais acessível, já que a maior parte era a descer ou plano, havendo apenas uma subida perto da chegada à meta. Recuperando na descida, consegui manter um bom ritmo na parte plana e ter força para, na subida final, perder poucas posições, que consegui despois recuperar no sprint final.

Acabei os 8,06km (medido no Garmin) em 34m47s, o que me deixou bastante satisfeito. Mais do que o tempo, gostei da sensação de força nas pernas que tive desde o início até ao fim.

Para além da moral incutida pelas boas sensações do corpo, esta prova teve uma coisa muito boa. Ajudou-me a estar muito alerta para apertar bem os cordões das sapatilhas antes da partida para a Maratona do Porto. Só por isso, creio que já teria valido a pena!

2 comments:

santos said...

amigo tem os resultados???....eu tambem fui...e foi um dos que caí na reta la em baixo.....estou todo xeio de remendos ainda me doí, foi logo na primeira volta mas não desisti continuei mas fikei muito mal....abç

MPaiva said...

Amigo Santos,

Lamento o sucedido. Na verdade, aquele "viranço" brusco no final de uma longa recta a descer, logo no início da prova, era muito perigoso. Como referi, no início resguardei-me um pouco, precisamente para evitar esses problemas e para guardar alguma energia para as subidas!

Quanto aos resultados, procure aqui:
http://g-p-atletismo11outubro.blogspot.pt/p/resultados.html

abraço e boa recuperação!

MPaiva

 
Free counter and web stats