Cheguei ao local da partida relativamente cedo na companhia dos dois atletas que representaram o Ginásio Clube Vilacondense na prova: Baltazar Sousa e João Ferreira. Iam com objectivos completamente diferentes.
A partida está localizada junto à Estação de Metro de "Salgueiros" e onde se localizava o antigo Estádio Vidal Pinheiro, palco de tantas glórias do simpático Salgueiral.
Naquele momento os atletas estavam a tomar contacto com o local e a preparar dorsais. É fantástico como é que há pessoas que vão para as provas sem preparar alguns aspectos muito importantes com a devida antecedência, o que dá para ouvir coisas do género: "Amigo, não tens aí um dorsal a mais?". São coisas que não dão para mim, mas por um lado até acabo por admirar o facto de haver quem leve estas coisas com tal descontração...
Encontrei algumas pessoas conhecidas, como os meus amigos conterrâneos do Rompe Solas, que se apresentaram em bom número.
Reparei no cuidado da preparação da Marisa Barros, a nossa melhor maratonista da actualidade, que, escassos minutos antes da partida, conferenciava com o seu treinador aquilo que, adivinho, fosse a estratégia a seguir.
Às 10.45h foi dada a partida. As várias centenas de atletas partiram, finalmente, para o 51º abraço a Paranhos.
Quem estava no local da meta, nada mais lhe restava senão esperar. O speaker lá ia dando informações ao microfone, avançado, quilómetro a quilómetro, o posicionamento dos primeiros. O queniano parece que comandou a prova desde o início até ao final...
Finalmente, 29 minutos depois da partida, os primeiros lá começaram a chegar. Como não sei em que site está publicada a classificação não posso adiantar muito. Sei que o Baltazar Sousa terminou em 14º lugar, com 32m04s, o que é bom para um maratonista.
O João Ferreira bateu o seu record pessoal, terminando com cerca de 40m50s, um belo tempo que o deixou bastante satisfeito.
Para finalizar quero deixar algumas notas sobre esta prova:
- Alguns atletas queixaram-se da falta de abastecimento ao longo do percurso. Bem sabemos que eram apenas 10 Km, mas não teria ficado mal se tivesse havido a possibilidade de oferecer água aos atletas durante a prova. Esta queixa aplica-se também à escassa disponibilidade de água no final.
- A presença de público a apoiar os atletas é, infelizmente, muito escassa. Não sei como estavam as coisas ao longo do percurso, mas junto à meta não estavam sequer 100 pessoas à espera dos atletas, incluindo-se nestes todos os elementos de staff das várias equipas presentes. É pena que o público não apoie o atletismo de rua como o faz com o ciclismo, por exemplo.
- É de enaltecer a presença de pessoas como Carlos Lopes e Rosa Mota junto do pelotão neste tipo de provas populares. Pessoas com o seu curriculum e que todos os portugueses conhecem e admiram são importantes para promover o atletismo e para entusiasmar os atletas.
- A prova contou com mais de 1.000 atletas inscritos (e a fazer os 10 Km), o que é um número interessante face às dificuldades da organização na promoção da mesma. Isso só acontece porque a Volta a Paranhos tem tradição, mostrando assim que, se for organizada com mais algum cuidado, tem potencial para ser ainda mais representativa.
7 comments:
Acerca das classificações não sabes tu nem sabe ninguém; a organização desta prova é uma vergonha, ao contrário da reportagem que está muito boa.
Parabéns e um abraço.
Olá Miguel!
Uma boa recuperação.
Sei que gostarias de ter participado. Agora é recuperar para a São Silvestre.
Grande abraço,
Luís Mota
Amigo Miguel
Foi um bom relato da prova e é pena que agora a organização a faça cair no esquecimento se não lhe der alguma divulgação.
Quando puder regresse com força.
Até Tomar.
ola Miguel! parabens pla prova!
quant a isso da organização ja me aconteceu inumeras vezez, e muito chato e vdd, mas o que importa e participar!
um abraço!
Marco Paiva
Viva
Acabei de ter acesso às classificações e publiquei-as no meu site.
Poderão aceder às mesmas no seguinte endereço:
http://www.correrporprazer.com/
Cumprimentos
Vitor Dias
Olá Miguel,
Acho que face à falta de promoção até acabou por correr bem, embora, como referes, a prova tenha muito potencial.
Podiam de facto colocar um abastecimento aos 5km e podiam por exemplo alertar os atletas (eu) que aqueles chips têm de ser usados nas sapatilhas!
Também achei deveras curioso oferecerem uma garrafa de 75 cl de vinho e uma garrafa de 33cl de agua, mas ok...
abraço
Caros, caso ainda não sabem, as fotos da última volta a Paranhos,podem ser vistas em
http://picasaweb.google.com/apollomission19/D50AtletismoSalgueirosMCruz?authkey=YXD4a9nsBP4#
e
http://fotos.sapo.pt/mscruz
já agora, divulguem pf.
um abraço
mcruz
Post a Comment