A cidade de Coimbra não me diz muito. Não estudei por lá e poucas vezes lá passei. De qualquer forma é uma cidade que tem uma personalidade muito própria, tendo sido um prazer correr pelas suas ruas. O tempo ajudava bastante, pois apresentava-se com uma excelente temperatura (na ordem dos 15 graus) e sem chuva.
Fui acompnhado pelo meu amigo Baltazar Sousa que, tal como eu, correu no escalão de Veteranos. A prova tinha um percurso de 5.200 metros, uma distância que não corria há imenso tempo, o que me agradava, pois seria uma bela experiência.
De qualquer forma, não sei se por saber que a prova era curta, aguentei bastante bem na subida, tendo feito o primeiro quilómetro em 4:36. O segundo, que incluia uma parte ainda a subir e já parte da descida foi feito nuns bons 3:56. A prova continuava a descer com elevada inclinação, o que me permitiu descansar um pouco do esforço da subida e recuperar algum terreno. O terceiro quilómetro haveria de ser cumprido em 3:48, o mais rápido que fiz em toda a prova.
A partir daqui a prova decorria num terreno que me parecia plano, mas que me vim a aperceber mais tarde (quando passei lá de carro), ter uma ligeira inclinação de subida. De qualquer forma, depois da subida inicial, uma inclinação tão ligeira como aquela até parecia a descer! Como consequência o quarto quilómetro acabaria por ser cumprido em 3:59. Sempre no mesmo ritmo e em terreno plano atacamos o último quilómetro, que acabei por fazer em idênticos 3:59. Mesmo no final acabei a prova com um curto sprint, tendo concluido o percurso em 20m40s (no meu relógio).
De acordo com a classificação geral que consultei no final da prova terminei exactamente a meio da tabela, em 83º lugar com o tempo oficial de 20m44s. Este resultado deixa-me satisfeito, pois a prova era bastante dura e a média de 4:03/Km (de acordo com o meu NSports a prova tinha 5.088 mt) aproxima-se bastante dos desejados 4:00/Km que ando a perseguir para as provas de 10 e 15 Km.
Quanto à prova em si é justo deixar uma palavra de apreço pela organização e pela eficácia com que geriram o programa, que foi cumprido à risca e sem percalços de maior. Foi pena que não tivesemos sentido o apoio do público ao longo do percurso, mas isso não é culpa de quem organiza. Já agora, convém referir que esta foi uma prova com inscrição a preço ZERO para todos os escalões, o que começa a ser raro!
6 comments:
Este fim de ano tem sido sempre a bombar...
Para o ano de 2009 desejo, saúde e que os 4'/km sejam uma realidade.
JCBrito
Olá Miguel!
Foi uma bela noite de corrida em Coimbra.
Com a companhia do Baltazar vais ter grandes melhorias.
Gostei do conhecer e vou adoptar alguns dos seus procedimentos no treino.
Um bom ano para ti e para a tua família.
Luís Mota e família
Amigo MPaiva.
Venho aqui para o felicitar por mais uma prova e pelas plavras simpáticas que tem deixado no meu blog.
A ida a Coimbra valeu também pela companhia dos amigos que lá encontrou, e se são bons amigos, o Luís Mota é que me surpreende, anda muito irrequieto, temos de o convencer a ir aí a uma Conrad qualquer para ele acalmar um pouco,rs.
Agora desejo também que o novo Ano lhe traga só coisas boas e que possa vencer a barreira dos 4 minutos.
Um abraço
ele há gajos tolos, eh eh, sempre a dar-lhe. Belo tempo.
Talvez para o próximo ano vos faça companhia.
Abraço e até Sto Tirso.
Amigo Miguel
excelente maneira de acabar o ano, a correr e na companhia de amigos, excelente.
Boam ano para ti, para a Susana e para a Joana.
Abraço,
António e família
Ganda Miguel
Isso é que é correr...
Quero desejar-te umexcelente 2009.
Grande Abraço.
FA
Post a Comment