Tuesday 17 May 2011

Marathon de Blaye - A minha prova (introdução)

Como aqui expressei ao longo dos últimos meses, esta prova tinha alguma importância para mim. O desaire da Maratona do Porto, em Novembro passado, deixou as suas marcas. Não foi só a desistência, mas o facto de ela ter acontecido depois de também no ano anterior, apesar de ter terminado a prova, o ter feito em forte perda e de ter necessitado, em ambas as edições, de recorrer ao apoio médico da organização, factos que me faziam recear uma nova situação do género.

Como atribui os problemas por que passei a uma preparação insuficiente e a uma desajustada gestão do esforço, tinha decidido para mim mesmo que iria resolver ambos os defeitos.

Se assim pensei, melhor o fiz. Comecei o ano a treinar para a maratona, apostando em mais treinos longos e em treinos longos mais longos. Para além disso, durante a semana intercalava treinos de recuperação com séries e fartleks. Consegui fazer cerca de 250 km por mês ao longo de Janeiro, Fevereiro e Março e sentia que estava a progredir.

Quando me vi impedido de correr no início de Abril, temi que todo o trabalho feito ficasse perdido, mas foi-me dito que a paragem seria de cerca de 2 semanas. A verdade é que durante todo o mês de Abril apenas corri uma vez (no dia 1) o que me desanimou bastante, embora nunca tivesse colocado em questão a desistência da prova.

Quando recomecei a correr, já no início deste mês, sabia que não podia forçar demasiado (para não chegar à prova cansado), pelo que optei por fazer treinos calmos. Para que pudesse ter uma ideia de como estava em termos de resistência, decidi fazer um teste no domingo anterior à prova. Corri 34 km, sempre a um ritmo lento (cerca de 6:00/km), fazendo 3h18m. No final sentia-me razoavelmente bem, embora tivesse a sensação de que, se estivesse em prova, não seria possível andar muito mais do que àquele ritmo.

Estava então decidia a minha táctica para a prova. Começar bem lento e ir avançando em função da resposta do corpo. O objectivo único era chegar ao fim, embora deva confessar que, para mim mesmo, pretendia não ultrapassar as 4h de prova.

No comments:

 
Free counter and web stats